O futebol feminino, é o futuro! Com o crescimento do número de praticantes e a qualidade demonstrada pelas nossas atletas dentro das 4 linhas do terreno de jogo, a AF Madeira lançou uma nova competição para implementação e divulgação do futebol feminino no panorama desportivo madeirense. Esta competição é mais um trunfo para tornar a criação e estruturação de equipas de futebol feminino nos clubes que neste momento não têm qualquer ligação à nova tendência futebolística, uma realidade.

No rescaldo da 1.ª Concentração do Campeonato que se realizou ontem na Ribeira Brava, o Prof.º Nuno Cruz, questionado sobre o pontapé de saída da nova prova, demonstrou-se realizado, como confirmam as suas palavras: "Achei o pontapé de saída desta competição bastante positivo, tendo em conta que participaram os Clubes com equipas de futebol feminino e ainda os Clubes que participaram na constituição da Seleção da Madeira". Demonstrou-se ainda feliz por ver o empenho das atletas no terreno de jogo: "Além da participação dos clubes, foi importante ver toda a alegria e empenho demonstrado pelas jogadoras neste primeiro encontro do campeonato". Finalizou a sua opinião sobre este início do campeonato, como exitoso: "Para a primeira edição do Campeonato, considero que tenha sido um sucesso visto que participaram estes clubes e que é um claro sinal que temo
s muitas atletas nestes escalões e que o futebol feminino está a crescer! Bastante!".
Após à concentração, o entusiasmo dos responsáveis dos clubes participantes esteve presente. O feedback trespassado, foi testemunhado pelo nosso selecionador, ficando no ar o desejo da participação de mais clubes: "Após uma reunião final com os clubes, concluímos que a competição é para continuar, para se manter, e que seria mais interessante aparecer mais clubes e jogadoras nestes escalões." 
A competição e a Seleção SUB-14. O selecionador regional considerou esta competição importante para a possibilidade de novas atletas serem integradas em umas das suas Seleções Femininas: "Esta competição é um pouco a montra dessa seleção, onde há meninas que já estão também nos centros de treinos de futebol feminino FIFA, e serve para observar mais jogadoras, que poderão militar nos centros de treino e ajudar a Seleção da Madeira".
Sobre a Festa do Futebol Feminino, o momento de exaltação das nossas jovens meninas a nível regional: "Os moldes da Festa do Futebol Feminino, neste momento, é para se manter. Seria importante aparecer mais jogadoras e mais clubes, e com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, poderem representar a Madeira nas categorias de SUB-13 e SUB-15, na fase final e nacional da Festa do Futebol Feminino."
Em jeito de finalização o selecionador regional, demonstrou o seu sentimento de gratidão com as pessoas e entidades que tornaram este evento real: "Queria muito agradecer a todos os clubes, desde os seus dirigentes, coordenadores, treinadores e principalmente atletas dos clubes presentes, também aos clubes, aos seus colaboradores e atletas que participaram na Seleção da Madeira. Esta possibilidade de ter atletas na Seleção da Madeira, é um incentivo aos clubes que querem ou que estão reticentes em aceitar meninas nas suas fileiras e criar equipas de futebol feminino para participar nos campeonatos regionais." Antes de finalizar, mostrou-se agradado com a AF Madeira: "Queria também agradecer à direção da AF Madeira, ao gabinete técnico e aos seus colaboradores pela execução desta concentração."

Até ao final de dezembro, teremos uma nova concentração, onde as nossas meninas poderão demonstrar todo o seu brio e dedicação em prol do seu futuro competitivo e do futebol feminino nacional. 

Veja a FOTOGALERIA da 1.ª Concentração.

Fotografia; Roberto Silva