Sob a ilustre presença de Luciano Gonçalves e Roberto Rebelo - Presidente e Diretor da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, na companhia de David Gomes - Diretor da Direção Regional da Juventude e Desporto, José Spínola - Vice-Presidente Desportivo da Direção da AF Madeira, Francisco Costa - Presidente do Conselho de Arbitragem, e restantes elementos do Conselho de Arbitragem e Comissões Técnicas, os estagiários dos cursos de candidatos de árbitros de futebol e futsal, viram o seu empenho reconhecido e enaltecido nos discursos dos representantes das entidades presentes.

O apito inicial da cerimónia foi dado por Francisco Costa, Presidente do Conselho de Arbitragem da AF Madeira, que trespassou aos novos árbitros e demais experientes companheiros que se fizeram comparecer, que o caminho de crescimento na arbitragem nem sempre é fácil, e a união da família da arbitragem é um precioso suporte para o seu crescimento. 

Elmano Santos, Presidente da Comissão Técnica do Conselho de Arbitragem da AF Madeira, falou da sua experiência da arbitragem e do caminho que percorreu até chegar ao topo do futebol profissional português
. Trespassou as suas vivências como árbitro e ultimamente com funções na arbitragem nacional, que os árbitros - estagiários e das restantes categorias - têm à sua disponibilidade uma equipa vasta de elementos que os ajudarão a crescer no mundo arbitragem. Uma magnífica ajuda, de pessoas que participam atualmente no topo da arbitragem profissional e nacional - observadores Cândido de Oliveira, Humberto Vasconcelos, Marco Delgado, Marco Garapa, Rui David e Rui Rodrigues - que poderão, através do seu vasto conhecimento, orientar os árbitros para o desenvolvimento da sua atividade. Antes de terminar a sua intervenção, deixou bem claro que desde a iniciação até ao término da carreira, a paixão pela arbitragem deverá fazer-se sentir, desde o primeiro momento, estando o topo da arbitragem a um passo natural de os acolher.

Luiciano Gonçalves, Presidente da APAF, tomou da palavra para felicitar os novos elementos e dar os parabéns à AF Madeira pelo crescimento dos seus quadros de árbitros e as atividades desenvolvidas. Reiterou a excelência do quadro formativo que compõe este Conselho de Arbitragem, demonstrando aos presentes que devem aproveitar a excelente oportunidade proporcionada para o seu crescimento na arbitragem. Deu relevante importância ao desenvolvimento da atividade da arbitragem nos interessados, aconselhando aos jovens árbitros, que devem primeiro "namorar a arbitragem para depois casar-se com ela", surgindo por consequência um crescimento sustentado dos mesmos, potenciando o rendimento como profissionais e dignificando o futebol e o futsal, também como as entidades que representa. Fechou o seu discurso com a vontade de ver alguns destes novos elementos da família da arbitragem regional, no topo da arbitragem profissional portuguesa, que não se faz representar nos últimos anos por algum elemento madeirense. 

Antes de finalizar a sessão de discursos 
com a preleção de David Gomes, José Spínola - Vice-Presidente Desportivo da Direção da AF Madeira admirou a coragem dos novos árbitros e a motivação que os move para dar este marcante passo nas suas vidas pessoais e profissionais. Trespassou ainda disponibilidade para continuar, como tem sido mote desta Direção, a ajudar a todos os árbitros para o crescimento da modalidade.

Para fechar o protocolo, David Gomes - Diretor Regional da Direção Regional da Juventude e Desporto deu os parabéns aos novos árbitros, estando em voga a sua participação e importância para o crescimento e a dignificação da modalidade. Reiterou que o papel da Direção Regional da Juventude e Desporto, é ajudar a formação de novos elementos no Desporto, trespassando grande relevo aos novos agentes desportivos, que a partir de hoje têm responsabilidade acrescida perante o desporto regional.

Seguidamente aos discursos, Elmano Santos, foi galardoado pelo Presidente da APAF pelos 25 anos de filiação à entidade. De seguida, foram reconhecidos, através da entrega dos diplomas e material (cartões, apito e camisola), os novos árbitros.  

A família da arbitragem deu um importante passo na sua sustentabilidade, com o incremento de cerca de 30 novos homens e mulheres do apito. Os frutos do desenvolvimento pessoal e profissional dos árbitros serão colhidos nos próximos anos, estando também o futebol e futsal regionais comprometidos com um futuro prometedor e dignificante do desporto madeirense.

FOTOGRAFIAS

Fotografia: Roberto Silva