Que festa hoje no Estádio de Machico! A massa adepta presente no Estádio de Machico elevaram e dignificaram a prova rainha do futebol madeirense: a Taça da Madeira!

Com o estádio quase cheio, as formações do Concelho de Machico - CF Caniçal e AD Porto da Cruz - estiveram em bom plano perante aos seus adeptos.






O jogo começou com uma demonstração clara de respeito mútuo. Estando o mesmo a ser desenrolado no meio-campo, a vontade do CF Caniçal fez-se notar nos minutos seguintes com diversas jogadas ofensivas. A defesa da AD Porto da Cruz, liderada por Varandas esteve sólida e confiante, não abrindo brechas às investidas da formação do Caniçal. Ao longo da primeira parte, o emblema porto-cruzense, capitaneado por Nuno Mendonça, progrediu no terreno, provocando por diversas vezes perigo ao CF Caniçal. Mousa e Carlo protagonizaram diversas jogadas do ataque do Porto da Cruz. Perto da meia-hora, o capitão Nuno Mendonça, tornou o minuto 27 mágico para a AD Porto da Cruz, com a cobrança eficaz e indefensável de um penalti frente a Nelson Sousa. A turma de Luís Cunha não se deu por vencida, e nos minutos seguintes teve diversas oportunidades para igualar o marcador. Uma das oportunidades, foi protagonizada por Celsinho, na cobrança de um livre.



Na segunda parte, o CF Caniçal entrou determinado em dar outro rumo à final, demonstrando a sua vontade com diversas jogadas de perigo. A formação do Caniçal chegou a colocar a bola dentro da baliza da AD Porto da Cruz, mas o golo foi anulado por Pedro Viveiros por falta atacante. O desfecho não se fez notar na formação de Luís Cunha, e a estratégia ofensiva continuou, estando André Santos, sempre rápido e agitado, ao longo do corredor a liderar ataques perigosos para a baliza de Jimenez. A AD Porto da Cruz, na raça, como é-lhes característica, tentou surpreender o CF Caniçal com contra-ataques de Filipe Rei, mas sem efeitos práticos. Mais oportunidades foram criadas pelo Caniçal, através de Vítor Silva, de cabeça, André Santos e António Andrade, mas as redes de Jimenez permaneceram intactas até ao apito final de Pedro Viveiros.



A festa da AD Porto da Cruz, que pela primeira vez fez-se representar numa final de uma Taça da Madeira foi enorme. As suas gentes estiveram em grande número no Estádio que acolheu adeptos, simpatizantes de ambas as coletividades, e também as belas dançarinas da Prestige Dance que ajudaram a tornar esta final muito especial com as suas atuações sob o relvado de Machico.



A Direção da AF Madeira agradece a todos os intervenientes no jogo, desde aos jogadores, equipas técnicas, e restantes colaboradores. Aos adeptos, simpatizantes e a todas as entidades convidadas para testemunhar e sentir mais uma final da Taça da Madeira. Evento que dignifica os atletas regionais e o futebol praticado pelos campos da Região.

Fotografias: Roberto Silva