Seria a primeira ascensão da manhã: a taça da ADRC "Os Xavelhas" "B"! A formação de Câmara de Lobos foi até à Ponta do Sol - que recebeu hoje todas as finais de benjamins e infantis em futebol - levantar um troféu já há muito desejado. 

A ADRC "Os Xavelhas" "B", depois de ter vencido o Juventude AC por 2-4 nos quartos de final, e o CS Juventude da Gaula "A" na fase seguinte, nas grandes penalidades, chegou à grande final frente ao CD Nacional "A". O conjunto alvinegro chegou à final depois de ter vencido o CD Ribeira Brava por 6-2, nos quartos-de-final, e o CF Andorinha, por 8-0, na meia-final.

O conjunto do Funchal começou melhor na final. Teve diversas oportunidades para marcar, tendo a ADRC "Os Xavelhas" "B" ripostado também por diversas ocasiões. Com as ocasiões criadas e a determinação dos nossos jovens deixadas em campo, proporcionavam um bom espetáculo aos adeptos e pais presentes. O CD Nacional marcou perto do final da primeira - aos 23 minutos - através de Guilherme Morais. Até ao final da primeira parte, a formação de Dinarte Freitas teve duas grandes oportunidades: a primeira por Leandro Sousa e Lucas Silva com dois remates colocados que proporcionaram duas grandes defesas ao guarda-redes alvinegro.
Na segunda parte, a ADRC "Os Xavelhas" "B" procurou por diversas vezes o tento, embora com o CD Nacional à espreita do segundo golo. Martim Soares mandou a bola aos ferros da ADRC "Os Xavelhas" por duas vezes, e de seguida Paulo Paiva tirou também tinta aos ferros da baliza do câmaralobense Gonçalo Andrade. Depois das oportunidades criadas pelo CD Nacional, a formação de Câmara de Lobos demonstrou o verdadeiro significado da palavra "eficácia": em dois minutos deu a volta ao marcador com dois remates. Tomás Oliveira e Rodrigo Fernandes foram os obreiros da reviravolta câmaralobense muito perto do cair do pano. O resultado manteve-se inalterado até ao apito final de Nuno Freitas.

A ADRC "Os Xavelhas", tem agora um triunfo que abrilhanta o espólio do jovem clube, depois de ter vencido o Campeonato Regional de Seniores em futebol 11 na corrente época.

O troféu de vencedor foi entregue pelo diretor desportivo, Marco Pereira.

Fotografia: Roberto Silva