Os primeiros três classificados da primeira fase - GRC Canicense, AD São Roque do Faial e ACD Jardim da Serra, em conjunto com a formação militante no Campeonato Nacional II Divisão em futsal - CS Marítimo, foram os protagonistas da final four da Taça da Madeira de seniores em futsal, no Pavilhão do Caniçal. 

A final four, distribuída por dois dias de competição começou com as meias-finais: o GRC Canicense bateu o campeão regional em título - AD São Roque do Faial - por 6-10, e o CS Marítimo venceu a formação do Jardim da Serra por 6-3.

O primeiro jogo de seniores deste domingo, foi para apuramento do 3.º e 4.º classificado. O encontro ficou marcado pela homenagem ao atleta Renato Freitas - AD São Roque do Faial - que fez o último jogo da sua carreira. Carreira marcada como atleta a nível nacional, pelo CS Marítimo, e nos últimos anos a nível regional, pela AD São Roque do Faial.



O jogo decorreu com um elevado ritmo competitivo e pautado pelo fair-play entre as equipas da AD São Roque do Faial e ACD Jardim da Serra, já entre si conhecidas. Até ao primeiro golo, existiram diversas oportunidades para ambas as equipas. As mais flagrantes, são de Abelhinha ao poste, e Fábio com um remate que o guarda-redes da ACD Jardim da Serra salvou em cima da linha de golo. O primeiro tento do encontro, foi marcado a 07'31'' para o intervalo: Alexandre, numa jogada de insistência inaugurou o marcador a favor da AD São Roque do Faial. Renato, marcou o golo seguinte, a menos de 4 minutos para o intervalo.
Depois do descanso, a vantagem foi dilatada para os 0-6 nos primeiros 3 minutos. Gustavo Nóbrega e João Rodrigues, ambos com auto-golo e Alexandre por duas vezes, foram os marcadores. O primeiro golo da ACD Jardim da Serra foi o culminar da resposta da formação de Câmara de Lobos ao resultado dilatado. João Silva foi o primeiro e último a marcar, tendo João Rodrigues, Egídio Sargo também feito gosto ao pé. Ripostaram para o 4-9 final, André Marote, e Fábio por duas vezes, sendo um dos golos de letra, após chapéu sobre o guardião do Jardim da Serra.

A grande final, novamente, entre o CS Marítimo e o GRC Canicense, foi iniciada pela entrega das medalhas. A ação de distinção do jogo decisivo da prova rainha do futsal regional, foi colocada em prática por José Spínola.



Dado o pontapé de saída, Kilmer, marcou o primeiro golo do encontro na passagem do minuto 6 da primeira parte. O golo foi o resultado da ofensiva mais pujante do CS Marítimo com atributos e experiência adquiridos nas suas participações a nível nacional. Na reação ao golo, Leo, o elemento mais ofensivo do GRC Canicense, tentou a sorte, mas Henrique, na baliza dos leões do Almirante Reis defendeu por duas vezes os seus remates. O resultado a favor do CS Marítimo manteve-se até ao intervalo, mas com diversas oportunidades para ambas as partes. Camacho, na cobrança de um livre, fez de Henrique novamente um herói: permitiu a defesa do guardião marítimista, mantendo a vantagem. Rafinha, no seguimento de um de pontapé livre direto não conseguiu dilatar o resultado. Marquinho, atleta da formação marítimista tentou a sorte, mas Nídio Ferraz, guarda-redes do GRC Canicense, negou o golo e a consequente assistência para golo de Vladimir. Zeca e Kilmer proporcionaram duas ocasiões que Nídio Ferraz respondeu com imponentes defesas. Camacho, tentou repor a igualdade a poucos segundos do descanso, mas o potente remate saiu ao lado da baliza do Marítimo.
Depois do intervalo, o marcador foi alterado para 2-0: Amado, depois de recupeção de bola de Pedro Silva e assistência de Rafinha, dilatou a vantagem marítimista. Zeca, a 13'53'' do final do tempo regulamentar, aproveitou da melhor maneira, o erro de Nídio. Aumentou a vantagem para 3-0. A formação do Caniço não se deu por vencida, e passados 7 minutos, Kelvys inaugurou o marcador por parte do GRC Canicense, dando o melhor seguimento a uma jogada de insistência. Como consequência de um jogo rápido e intenso, surgiram as faltas por ambas as equipas. Leo, menos de um minuto depois do golo de Kelvys, deu esperança à formação do Canicense na conversão em golo de um pontapé livre direto. Amado, em jeito de resposta ao golo de Leo, desvaneceu as esperanças do Canicense, após fazer o quarto golo do Marítimo. Nuno, a oito segundos do fim, fechou o marcador em 4-3, na ressaca de um canto da formação do GRC Canicense.

Foram dois dias de finais de futsal no Pavilhão do Caniçal. Finais que nunca passaram por aquele pavilhão, mas que foram bem recebidas pelas pessoas que se fizeram deslocar até ao recinto e que viram neste fim-de-semana o erguer dos troféus resultantes dos esforços, crescimento e determinação dos atletas dos filiados regionais.

Fotografias: Roberto Silva