O jogo desta tarde foi especial por ter inaugurado o novo tapete colocado no inesquecível e reconhecido Campo Adelino Rodrigues. O CF União e o CD Nacional foram as equipas que discutiram um troféu no novo sintético de última geração. Estiveram presentes na bancada, o Secretário da Educação - Dr. Jorge Carvalho, Diretor da Direção Regional da Juventude e Desporto - Dr. Roberto Gomes e da AF Madeira, o Presidente da Direção - Sr. Rui Marote, e Diretor Técnico - Prof.º Humberto Fernandes. 

O CD Nacional, teoricamente favorito pela lides no Campeonato Nacional SUB-19 de I Divisão, e maior tempo de preparação, foi derrotado pelo aguerrido e voluntarioso União da Madeira. 

O primeiro momento de apontamento, deveu-se à amostragem de vermelho direto por parte de Anzhony Rodrigues a Ricardo Brazão, aos 2 minutos da primeira parte. No seguimento do lance, com livre à entrada da área de Hugo Mosca, a bola saiu ao lado dos seus ferros após desvio do remate na barreira. 



O União de Madeira, de Albano Oliveira, determinado, conseguiu chegar ao golo através de Daniel Silva. O atacante do União, numa ação individual na área alvinegra a bateu à segunda, Hugo Mosca. 



O CD Nacional, orientado por João Sousa, não se rendeu, estando Gerson Borges e João Barros em maior evidência com a criação de diversas oportunidades. Estando o jogo dividido, através da possante atitude atacante ofensiva dos alvinegros, o União da Madeira desequilibrava através da velocidade de Ruben Henriques, mas sem a criação de grandes oportunidades. Antes do descanso, António Marques salvou as redes das cores azul-amarela do União com uma defesa a um remate de cabeça que levava a intenção de empate. A bola ainda bateu na trave, para consequente alívio da defesa unionista.

Depois do intervalo, os alvinegros aumentaram a toada ofensiva, e criaram diversas oportunidades. António Marques na baliza, e a defesa do CF União, salvaram por diversas vezes as redes do "União da bola". 



Após um passe soberbo de Flávio Sousa que determinou a desmarcação de Daniel Silva, o mesmo, deu brilho ao aumento da vantagem do União da Madeira com um chapéu ao guardião do Nacional.



O Nacional da Madeira, lutou contra a adversidade do resultado, e com jogo direto, tentou ripostar com golos, mas a defesa unionista manteve-se firme frente às investidas de João Nóbrega e João Catanho. Aos 33 minutos de jogo, o Nacional da Madeira marcou o golo da esperança, através de João Ferro. Até ao final, a emoção manteve-se ao rubro com o jogo repartido entre os contra-ataques do União da Madeira e jogo direto do CD Nacional, mas sem alterações até ao apito final de Anzhony Rodrigues. 

O campeão regional em título, do Campeonato Divisão de Honra Regional, o CF União, recebeu o desejado troféu das mãos do Secretário da Educação, Dr. Jorge Carvalho. 



As competições de juniores em futebol começam no próximo fim-de-semana, com o Campeonato Divisão de Honra Regional e o Campeoanto Regional de 1.ª Divisão. 

Fotografias: Roberto Silva