No Estádio Municipal da Ribeira Brava as nove seleções participantes entraram em jogo para disputar a classificação final do Torneio. Num dia repleto de futebol, os nossos atletas colocaram as suas capacidades em prática a favor do fair play e desportivismo.

O primeiro jogo do dia, foi o primeiro jogo do triangular entre as últimas três equipas classificadas na primeira fase: Norte, Funchal Este e Funchal Oeste. O triangular definiu-se pelo mesmo tempo de jogo dos encontros da primeira fase: duas partes de 17 minutos. O primeiro encontro foi entre a Seleção do Norte e a Seleção do Funchal Este. A Seleção da capital venceu a Seleção do Norte por 0-1. Marcou João Jesus na segunda parte do encontro. De seguida, o dérbi da capital: Funchal Este e Funchal Oeste mediram forças. A Seleção do Funchal Oeste saiu por cima do jogo com uma vitória por 0-3. Na primeira parte apontaram Martim Correia e Alexandre Freitas. Na segunda, Tiago Costa. No último jogo do triangular, a Seleção do Norte impôs à Seleção do Funchal Este a sua primeira e única vitória no torneio. Venceu por 0-1, como golo do inevitável Élvio Pita.
Com estes resultados a Seleção do Funchal Oeste ficou na 7.ª posição da tablela classificativa. Funchal Este em 8.º lugar e o Norte em último lugar.

Para o apuramento do 5.º e 6.º lugar, as Seleções da Calheta e da Ponta do Sol (ambas muniam a Seleção do Oeste nas edições passadas)  encontraram-se a debateram-se pela melhor classificação possível. Os selecionados da Ponta do Sol ergueram o município mais alto, depois de ter embalado numa vitória por quatro golos. No final dos 60 minutos de jogo, Filipe Meneses estabeleceu um hat-trick, e João Jardim selou as contas do marcador. Com o 0-4 final, a Seleção da Ponta do Sol conquistou o direito de militar na 5.ª posição da tabela, relegando a Seleção da Calheta para 6.º lugar.

No encontro seguinte, a Seleção da casa recebeu a Seleção de Câmara de Lobos para disputa do último lugar do pódio: 3.º lugar. Depois de um nulo ao intervalo, e de passados os 60 minutos de jogo sem golos, o árbitro Nuno Freitas encaminhou as equipas para a marca da grande penalidade. Cada Seleção teve direito a cinco pontapés de grande penalidade, quais não foram suficientes devido ao equilíbrio demonstrado. Na última marcação da série de cinco penaltis, João Sá, da Seleção de Câmara de Lobos, teve na mira a vitória, não tendo o discernimento para converter pelos camaralobenses. Mandou por cima. Com um empate a cinco conversões, o resultado acabou por ser favorável à Seleção de Câmara de Lobos depois de André Góis ter convertido em golo o remate final que fechou o resultado em 5-6. Deste modo, a Seleção de Câmara de  Lobos alcançou a 3.ª posição da tabela, ficando a formação da Ribeira Brava classificada na 4.ª posição.

Na grande final, os espetadores foram os grandes privilegiados com 70 minutos de bom futebol juvenil. As Seleções de Machico e de Santa Cruz demonstraram a sua qualidade quais engrandeceram o espetáculo desportivo. Num jogo com diversas oportunidades para ambas as partes, o jogo chegou ao final dos primeiros 35 minutos com um nulo. Na segunda parte, Bernardo Sousa colocou a Seleção de Machico na liderança depois de um excelente e desequilibrante trabalho ofensivo de Matias que proporcionou a recarga a Bernardo. Ainda na segunda parte, para gáudio dos atletas de Machico, Matias dilatou a vantagem, fechando o ativo neste grandioso dia de futebol.

Seguidamente à final, foram entregues prémios para a Seleção vencedora, melhor marcador e guarda-redes menos batido. Ainda lembranças às equipas participantes e prémios de mérito aos atletas pertencentes ao melhor onze do torneio. Reconhecimento atribuído por Luís Vieira, membro máximo da Vieira's Sports Law, que visionou nos seguintes atletas um futuro promissor: Axel Camacho - Câmara de Lobos,  Rúben Gomes - Santa Cruz, David Freitas - Funchal Este, Rodrigo Caminata - Santa Cruz, Rodrigo Gouveia - Santa Cruz, Flávio Pereira - Santa Cruz, Alexandre Freitas - Funchal Oeste, Henrique Arreiol - Santa Cruz, Luís Fernandes - Santa Cruz, Martim Gouveia - Funchal Oeste e Guilherme Sardinha - Câmara de Lobos.
O prémio de melhor marcador foi atribuído a Filipe Meneses com 11 golos marcados. A prémio foi entregue pelo Presidente da AF Madeira, Rui Marote. O de guarda-redes menos batido, foi entregue a João Calaça, de Machico, através de Jaime Silva, Vereador da CM de Santa Cruz. O prémio da Seleção Fair Play foi atribuído à Calheta através de Filipe Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz. Das mãos do Diretor Regional da Direção Regional da Juventude e Desporto, David Gomes, foi entregue a João Ferreira, de Machico, o prémio de vencedor da prova.

V TIM - RESULTADOS - FASE FINAL.pdf

A Associação de Futebol da Madeira agradece a todos os participantes no Torneio, desde atletas, treinadores, dirigentes e apoiantes pelo empenho colocado em prática na formação deste evento, qual o tornou numa referência a nível regional. Ainda, especialmente, aos colaboradores - CM do Funchal e Empresa de Cervejas da Madeira, através do seu produto, Brisa Maracujá, todo o apoio dado em prol do desporto, fair play e dos nossos atletas regionais.

Fotografia: Roberto Silva