O Centro de Congressos da Madeira foi o palco da homenagem da Associação de Futebol da Madeira aos seus fundadores, entre pessoas singulares e clubes. Homenagearam-se também os melhores de sempre do terreno de jogo, entre árbitros, jogadores e treinadores madeirenses.

A noite de gala começou com o discurso do Presidente da  Direção da Associação de Futebol da Madeira: Rui Marote. Discurso que englobou e trespassou sentimento de agradecimento a todos aqueles que ajudaram a erguer a AF Madeira, e a todos aos madeirenses que colocam a Madeira como referência do futebol nacional e internacional.
Seguiram-as palavras do Prof.º Dr. Rui Garcia, que foram o meio para conhecimento das conclusões do Fórum realizado em Abril de 2017: "Um retrato do Futebol Português em tempos de vitória". 

Numa noite de reconhecimento, as distintas personalidades que fundaram a Associação de Futebol do Funchal foram homenageadas por todos os madeirenses. Foram distinguidos: José Anastácio Rodrigues Nascimento, Amâncio Franco Olim Marote, António da Costa, Luís Sousa e Gonçalo Zacarias de Ornelas. Os seus descendentes receberam as distinções quais homenageiam os feitos hoje conseguidos. 

A noite de festa continuou com a homenagem aos Clubes fundadores. O Club Sports Madeira foi o primeiro clube distinguido com a salva de prata de clube fundador da AF Funchal. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AF Madeira, Eng.º Santos Costa, entregou o reconhecimento ao Dr. Paulo Fontes, Presidente do CS Madeira.
O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Paulo Cafôfo entregou ao Presidente da Direção do CS Marítimo, Carlos Pereira, o reconhecimento de clube fundador da AF Funchal.
O Presidente da Direção do CD Nacional, Eng.º Rui Alves, obteve das mãos do Dr. Hermínio Loureiro, vice-presidente da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, a respetiva distinção de clube fundador.
Dr. Filipe Silva, Presidente da Direção do CF União, foi o representante deste último clube fundador. Recebeu a distinção das mãos do Eng.º Santos Costa. 

Fundadores distinguidos e homenageados, seguiram-se os melhores do século: 
Para a posição de guarda-redes, entre Camilo Gonçalves, Jordão Jóia, José de Freitas "Foguete", e Eduardo Abreu "Vai lá vai", Henrique Camacho "Ruço" foi o escolhido entre os madeirenses. 
Belarminino Rodrigues foi o escolhido para o lateral direito do século. Estavam nomeados José Olavo, António João "Besugo", Raul de Sousa e Amândio "Massa". Entregou a distinção, Dr. Juan Gonçalves, chefe de serviços da Direção Regional da Juventude e Desporto.
Para o eixo da defesa, foram escolhidos Carlos Jorge e José Manuel Lomelino. Estavam também sob votação: Jaime de Sousa "Albino", José Rodrigues "Barrinhas", Eugénio Rodrigues, Manuel dos Passos, Feliciano Pereira, Henrique Moniz, Emanuel de Freitas "Carapau" e Isaque Ladeira. O próprio Carlos Jorge recebeu das mãos de Rui Marote a merecida distinção.
Fernando Gonçalves "Inguilha" reuniu o consenso dos madeirenses para o melhor lateral esquerdo. Foram a votos: Arnaldo Carvalho, Eusébio Sousa, Filipe Freitas, José Manuel e o vencedor "Inguilha".
António Aires de Faria, mais conhecido como Faria, foi considerado o melhor médio-centro. Estavam nomeados Carlos Pereira, Jorge Abreu "Abróteas", João Nunes e Marco Paiva. Eng.º Santos Costa entregou o prémio a um dos descendentes e respetiva família do vencedor.
A posição de médio ofensivo foi disputada entre Bruno Fernandes, Rúben Micael, Eduardinho, Ângelo Gomes e Elmano Angélica. Ângelo Gomes foi o vencedor.
Cristiano Ronaldo, o melhor jogador de todos os tempos foi considerado o melhor médio esquerdo. Estavam na concorrência: Manuel Ramos "Janota", António Gaspar, Eduardo Castro e Noémio. 
Para médio direito, Zé Pequeno, Fernando Luís, José Manuel "Camarão", Tininho e João Gonçalves estavam em debate, Tininho foi o mais votado. O próprio, recebeu o prémio das mãos do Eng.º Santos Costa. 
Raul Tremura, reuniu o consenso para o melhor avançado. Artur de Sousa "Pinga", Ilídio de Sousa "Petita", José de Abreu "Checa" e Nélson Fernandes estavam em disputa. Raul Tremura, foi galardoado pelo Dr. Hermínio Loureiro.
O melhor ponta-de-lança do século foi disputado entre António Tremura "Chino", Danny, Ferdinando Marques, José da Mota "Gesso" e Salinhos. António Tremura, conhecido como "Chico" foi o escolhido. Rui Marote entregou a distinção aos seus familiares. 
Referenciados os jogadores mais votados, as distinções foram encaminhadas aos treinadores e árbitros. Leonardo Jardim venceu a votação do treinador do século, ficando à frente de Rui Mâncio, Agostinho Rodrigues, Luciano Magno Sousa e José Moniz. Albino Rodrigues, primeiro árbitro madeirense a participar numa prova nacional, foi considerado o árbitro do século. Estavam também em votação: Duarte Gomes, Elmano Santos, Marco Ferreira e Roldão Ferreira. Os ceptros dos vencedores foram entregues pelo Eng.º Santos Costa aos respetivos familiares. 

No final, antes da fotografia de família, as entidades civis discursaram. Dr. Hermínio Loureiro, em representação do Presidente da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, endereçou os maiores votos de sucesso para a AF Madeira e entregou a Rui Marote uma distinção dos 100 anos da AF Madeira. Seguidamente, Dr. Paulo Cafôfo, discursou e reconheceu o crescimento da AF Madeira. Exerceram também da palavra: Dr. Tranquada Gomes - Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Dr. Jorge Carvalho - Secretário da Educação em representação do Governo Regional, e o Exmo. Sr.º Irineu Cabral Barreto - Representante da República para a Região Autónoma da Madeira.

Fechou-se a cerimónia com a fotografia de família, e um madeira de honra, com os votos das maiores felicidades para os próximos 100 anos. 

Fotografia: Roberto Silva.