Foi dado um ponto final nas competições de juniores em futebol da época 2018/19. Jogou-se a final da Taça da Madeira em futebol! 

Depois de uma vitória sobre o CS Marítimo, nas grandes penalidades, a turma tricolor de Machico apurou-se para a final com o CD Nacional, que venceu, também nas meias-finais, o CF União, por 0-3.

As formações finalistas subiram ao novo relvado do Campo do 1.º Maio, no Palheiro Ferreiro, com enorme vontade de vencer o troféu maior das provas regionais: a Taça da Madeira. 

Sob um calor tórrido, a primeira parte foi pautada por algum equilíbrio. Nestes primeiros 45 minutos de jogo, o CD Nacional foi a formação mais atacante e com mais situações de golo. Esteve por diversas vezes perto do golo, mas a defesa da formação da AD Machico esteve sólida e consistente, sendo o empate sem golos o resultado aquando do apito para intervalo de Anzhony Rodrigues. 
Na segunda parte construiu-se o resultado final: 6-0. Aos 52 minutos de jogo, Sá, fez a primeira alteração no marcador a favor da formação alvinegra. Golo resultante da assistência de Fábio Garrido que determinou a eficaz finalização de Sá. 7 minutos depois, nova assistência de Fábio Garrido para finalização de Lionel. Estava efetuado o 2-0, a favor do Nacional da Madeira. Sá bisou na partida, garantindo o 3-0, através de jogada de insistência de Fernandes. Golo aos 62 minutos. Passados 3 minutos, o mesmo Fernandes aumentou a vantagem alvinegra para 4-0 com remate à direita do ataque nacionalista. Bela finalização numa jogada de insistência do atleta do Nacional! Depois de uma pausa para hidratação, Lee - aos 79 minutos - numa sua subida à esquerda do ataque nacionalista, colocou a bola dentro das redes tricolor com um remate cheio de convicção. Ferro, fechou as contas do marcador, já muito perto do cair do pano. 

A festa alvinegra foi notória, sendo a mesma determinada pelo ritmo fulgurante conquistado no Campeonato Nacional de Juniores de II Divisão. Os atletas da AD Machico, lutaram e honraram as cores de Machico, mas o ritmo ganho e a experiência vivida pelos atletas do CD Nacional nas lides nacionais, determinaram o resultado avultado e verificado nos 90 minutos jogados. 

A primeira Taça da Madeira da época, foi entregue por José Spínola, Vice-Presidente Desportivo da AF Madeira.

A AF Madeira agradece a toda a massa adepta que lotaram as bancadas do Campo do 1.º Maio, tendo as mesmas dignificando o futebol formação madeirense. 

Fotografia: Roberto Silva