O Pavilhão do Caniçal recebeu durante este fim-de-semana todas as emoções e decisões da Taça da Madeira de Juvenis em futsal. 

O fim-de-semana de competição começou ontem com as duas meias-finais. Na primeira meia-final, o CD Escola Francisco Franco venceu o Esfuma SC por 4-2. Na outra meia-final, o SC Porto Santo bateu o CS Marítimo por 5-7.

Palavra-chave: intensidade! A final da Taça da Madeira entre o CD Escola Francisco Franco e o SC Porto Santo regeu-se pela determinação e entrega total dos atletas de ambas as coletividades. O SC Porto Santo, habituado às fases finais, teve hoje mais uma oportunidade para fazer história pelas cores verde e branca do seu emblema. O CD Escola Francisco Franco, vencedor do Campeonato Regional, teve a oportunidade de efetuar dois bons testes para a fase final da Taça Nacional e fazer a dobradinha com a conquista da Taça da Madeira.

A entrega total dos atletas sentiu-se na intensidade de jogo. O SC Porto Santo, muito aguerrido, teve nos pés de Martim diversas oportunidades para marcar. A mais flagrante, aos 12'50'', através da cobrança de uma grande penalidade que o próprio sofreu: mandou a bola ao poste da baliza de João Santos. Dois minutos depois, Almada, cobrou caro o erro de Tomás aquando da sua perdida de bola. Almada tomou posse da bola e só parou quando a mesma embateu no fundo das redes do SC Porto Santo. 1-0! Martim, inconformado, liderou muitas vezes o ataque do SC Porto Santo. Numa das ocasiões sofreu falta feita pelo seu conterrâneo, embora hoje adversário, João Santos. Tomás, converteu o castigo máximo na igualdade no marcador.  O SC Porto Santo teve ainda oportunidade para a reviravolta, mas João Santos, defendeu o pontapé-livre direto de Martim, perto do apito para o intervalo. 
Na segunda parte, a formação de Sérgio Terroso, com um futsal mais trabalhado, passou para a frente do marcador durante o terceiro minuto. Concretamente aos 16'46'' para o final, Rodrigo, fez o tento da vitória. O SC Porto Santo não conseguiu a igualdade e a possível reviravolta no marcador devido à notável performance do guarda-redes João Santos, que se manteve intransponível às investidas de Tomás, Martim e Alcino. 

No jogo de apuramento de 3.º e 4.º classificado, o Esfuma SC e o CS Marítimo bateram-se pelo último lugar do pódio. A Escola de Futebol da Madeira - que marcou presença pela primeira vez numa final four da Taça da Madeira em futsal - viu-se a perder antes dos primeiros 10 minutos de jogo, através do tento de João Freitas. O resultado manteve-se inalterado durante 8 minutos, embora com muitas oportunidades para ambas as partes. O cronómetro marcava 02'45'' para o intervalo quando Guilherme Calção, num contra-ataque rápido, marcou o golo do empate.
Depois do descanso, a intensidade do jogo subiu. Subida devido à entrada de Luís Filipe, do CS Marítimo, em jogo. A 14'52'' para o final do encontro, Luís Filipe aproveitou uma falha defensiva do Esfuma SC e marcou o golo da vantagem. Na jogada seguinte, Nico, assistido por Luís Filipe causou estrondo à barra de Xico Encarnação. O CS Marítimo manteve-se perigoso e causou o erro: a 09'20'' para o apito final de José Manuel Pestana, Francisco Ornelas colocou a bola dentro da sua baliza. Até ao final, destaque para jogada de Vítor, que no dois para um falhou a desvantagem para um golo, a menos de dois minutos para o fim do encontro.

Fotografia: Roberto Silva