A mensagem na íntegra: 

"A pandemia do COVID-19 trouxe a todo o mundo uma situação inimaginável e de grandes preocupações não existindo, até à data, uma perspetiva de quando este problema ficará ultrapassado.

O futebol foi confrontado com esta realidade e após uma análise fria e consciente, por tratar-se de um problema de saúde pública, decidiu e bem, suspender toda a atividade desportiva e pelo terceiro fim de semana consecutivo, todos os espaços desportivos da região continuam encerrados para podermos responder ao "jogo das nossas vidas", jogo esse que, provavelmente, vai continuar nos próximos tempos, contra um adversário desconhecido que nos quer vencer.

Faz falta ao quotidiano a movimentação dos agentes desportivos onde a competição, em todos os escalões etários e nas diversas variantes, tem uma importância muito significativa na sociedade.

Além da suspensão da competição, situação a que não estávamos habituados, sente-se por isso, a falta dos apitos dos árbitros, da orientação dos técnicos e do incentivo dos adeptos, realidade que tem de ser enfrentada com o cumprimento escrupuloso das orientações das entidades de saúde e dos nossos governantes, protegendo-nos assim do adversário desconhecido e invisível.

Esperança é a mensagem que deixo a todos vós e que deve estar na intenção de cada um de nós, para podermos ultrapassar este período bastante complicado.

Juntos e unidos, mas com o afastamento sugerido, seremos mais fortes, e, neste período, verdadeiramente complicado, temos de deixar as rivalidades para vencer o "jogo das nossas vidas" nesta luta contra o COVID-19.

Rui Marote

Presidente da Direção da
Associação de Futebol da Madeira"