Os filiados Club Sport’s Madeira, Club Sport Marítimo, Nacional Sport Grupo e União Futebol Club, foram os fundadores da Associação de Futebol do Funchal, quais em 28 de setembro de 1916, viram nascer a entidade que rege o futebol e futsal regionais. 

Decorreram 104 anos de desenvolvimento do futebol e futsal regionais, desde os jovens até aos mais velhos, para os homens e mulheres, elevando-se o nome da Madeira aos mais altos patamares da modalidade, expandindo-se também o nome da Madeira até aos pontos mais longínquos do globo.



Vivem-se tempos excecionais de pandemia COVID-19, que não permitem a atividade desportiva plena dos nossos principais ativos: os nossos jovens. A retoma prevê-se próxima, com todas as garantias de segurança para a livre atividade física e desportiva. Disputar-se-ão novamente enérgicos jogos de futebol e futsal, repletos de determinação e emoção, de onde sairão premiados o fair-play, a raça e qualidade do jogador e jogadora madeirense.



Esperamos, festejar os 105 anos de atividade, com o calor humano e as vibrações dos adeptos nos estádios, e sobretudo, com a prática livre e incondicional do desporto rei pelos nossos jogadores e jogadoras.