As perspetivas de um jogo equilibrado vieram a confirmar-se nos primeiros minutos, embora com ligeira supremacia madeirense devido às diversas oportunidades criadas. António nas alas desiquilibrou as intenções defensivas de Santarém para a correspondente finalização de Bernardo, Diogo e Salvador, que saíram goradas pela boa exibição do guarda-redes contrário. 



Os erros defensivos face à pressão da Seleção de Santarém vingaram, tendo a Madeira sofrido o primeiro e segundo golo através de Francisco Feliciano no decorrer dos minutos 5 e 10 da primeira parte. 

A Madeira conseguiu reduzir através de Salvador num remate pontente e bem colocado após a assistência de Bernardo. 



Ainda se festejava o golo da equipa madeirense quando Francisco Rouxinol, através da cobrança de um livre de 10 metros restabeleceu a vantagem em 2 golos, que viria a manter-se até ao intervalo.

Após o recomeço, Santarém, com a vantagem começou a gerir o jogo com circulação de bola, pausando-o e procurando as faltas da Madeira que ansiava pela recuperação. Num contra-ataque individual, Francisco Rouxinol bisou na partida com um forte remate deixando Gonçalo sem possibilidade de defesa. 

A resiliência dos madeirenses manteve-se, tendo Mendonça, embora tocado, entrado e criado superioridade a favor dos madeirenses.



Acácio Machado, à procura da recuperação, apostou no cinco para quatro, colocando Salvador como guarda-redes avançado. A subida da equipa e a circulação da bola em superioridade deu fruto com a redução da vantagem através de Diogo - minuto 16 - que ao segundo poste finalizou após passe de Mendonça.



O resultado manteve-se inalterado mesmo após os bons remates de Diogo e Almada que foram defendidos pelo guarda-redes de Santarém perto do cair do pano.


O JOGO EM FOTOGRAFIAS

Embora os desaires, a entrega dos selecionados de Acácio Machado é merecedora de agradecimento por parte da Direção e Equipa Técnica da AF Madeira, que neste exigente Torneio mostraram o seu valor através da sua atitude, determinação e resiliência, reconhecendo a qualidade do jogador madeirense e merecedora de comentários bastante positivos dos Selecionadores Nacionais de Futsal.

Com esta representação, a Madeira volta a participar num Torneio Interassociações que não se realizava há 21 meses após a realização do Torneio Interassociações SUB-17 Feminino de futsal, em São Pedro do Sul.

Além da Seleção, a Região esteve representada no quadro da arbitragem presente no Torneio, com o filiado José António, que nos últimos meses subiu aos quadros de árbitros de futsal da Federação Portuguesa de Futebol.



Fotografias e texto: Roberto Silva