Com um registo imaculado de quatro vitórias em quatro jogos, as atletas que compõe a Seleção da Madeira SUB-17 Feminina em futsal estão de parabéns pela gloriosa participação no Torneio Interassociações. Eis os resultados: AF Algarve 1 - 7 AF Madeira. AF Madeira 3 - 0 AF Aveiro, AF Madeira 9 - 3 AF Viseu, AF Madeira 7 - 0 AF Castelo Branco.

Bruno Salgado, que liderou as nossas jovens jogadoras - desde o primeiro ao quinto treino de seleção e durante todo o Torneio -  alicerçou a determinação e qualidade das nossas jogadoras, perante adversários que formavam um calendário especialmente competitivo, frente ao Algarve, Aveiro, Viseu e Castelo Branco.

Em declarações à AF Madeira, o Selecionador Regional de Futsal - Bruno Salgado, orgulhoso pelo grupo, demonstrou considerar determinante a qualidade das jogadoras regionais nos excepcionais resultados obtidos: "...elas fizeram a diferença pela tranquilidade, na intensidade de jogo, no jogo individual e nos duelos um contra um...". A intensidade aplicada pelas atletas em grupo, foi um dos chavões de sucesso: "...foi aplicada pressão alta durante todo o jogo, o que fez que elas (adversárias) não passassem do meio-campo, muito raramente o conseguiram. Quando passavam, através da bola pelo ar, a defesa conseguia resolver...". Para fechar, considerou a raça e o pulmão ofensivo das nossas jogadoras como extraordinário, conseguindo colocar a Madeira grande parte do jogo a atacar constantemente como corrobora as suas palavras: "...passamos os jogos todos a atacar, conseguindo alcançar os resultados verificados"

Cristina, do CS Marítimo, foi a melhor marcadora insular tendo assinado 9 golos. Seguiu-se Carlota, também do CS Marítimo, com 7 golos. Clara, do GD APEL, apontou 5 golos. Joana Madalena - CS Marítimo - com o hat-trick no primeiro jogo, marcou 3 golos no torneio. Madalena e Lara, ambas do CS Marítimo, marcaram um golo.

Pelo grupo, falou à AF Madeira, Ana Beatriz Andrade, capitã. Notoriamente preenchida e satisfeita com os resultados obtidos, e com a responsabilidade confiada pelo selecionador ao ser a capitã nos quatro jogos, revelou que a coesão e a entreajuda construíram o sucesso do grupo: "Tivemos poucos treinos de futsal, mas trabalhamos bastante e bem, sendo a ligação e entreajuda entre as colegas o que nos ajudou a alcançar as vitórias". Questionada sobre ser a única atleta do CD Barreirense na convocatória, e como poderia ajudar, a possíveis atletas do seu clube a serem chamadas para as Seleções, humildemente, considerou o seguinte: "Comigo dou o exemplo que qualquer equipa consegue colocar jogadoras nas Seleções e aumentar o seu potencial como qualquer outra jogadora de outros clubes. Sobretudo trabalhar bem e alcançar os objetivos", fazendo antever o trabalho como a orientação para a entrada nas convocatórias e o sucesso do grupo. 

Com estas notáveis exibições, e resultados robustos, ficou patente perante as equipas técnicas nacionais a qualidade das atletas madeirenses e do futsal praticado na região. Com o excelente resultado obtido em Braga na época 2017/18 com a Seleção da Madeira SUB-18 Masculina, e com este novo fenomenal resultado da Seleção da Madeira SUB-17, é notório o crescimento da qualidade da prática da modalidade na Região Autónoma da Madeira, estendendo-se dos jogadores às jogadoras, refletindo-se nestes momentos de grande competitividade no âmbito de seleções.

Com estes resultados, o futuro desportivo promete ser risonho para estas atletas e para o desporto madeirense, que se estende desde o jogo praticado até ao fomento do espírito de grupo e de solidariedade que acompanharão para sempre este conjunto de atletas, tornando esta Seleção um exemplo para as formações vindouras.

A Associação de Futebol da Madeira agradece às atletas e à equipa técnica - Humberto Fernandes, Bruno Salgado, Nuno Cruz, Michael Freitas e Eduardo Freitas pelo trabalho desenvolvido. Também aos clubes que promovem a atividade das nossas atletas quer no futebol e no futsal, fomentando o trabalho e o sucesso das mesmas nas provas regionais e nacionais. 

Fotografia: Roberto Silva