O dia de trabalhos foi iniciado com a formação de Jorge Castelo sobre "Classificação e Organização dos métodos de treino". Na sua primeira intervenção, até às 10:45, começou por elucidar as suas concepções e ideologias, antes de aprofundar os métodos de treino técnicos na sessão desta tarde, e amanhã, sob o relvado do Campo "B" do Complexo Desportivo da Camacha. Durante as suas preleções, referiu e enfatizou a  especificidade como palavra-chave. Especificidade que deve ser colocada em prática junto dos destinatários (jogadores mediante posição e função nos momentos competitivos), com os exercícios específicos e adaptados aos fins propostos para chegar ao objetivo final: ganhar.

Seguidamente ao coffee-break, Jorge Araújo enfatizou o papel do treinador no controlo emocional da sua equipa. O controlo emocional e espiritual é um dos meios que permite alcançar melhores resultados desportivos e formativos/educacionais de jogadores. Na sua preleção, Jorge Araújo confidenciou ter como factores críticos de sucesso para um treinador: a gestão de conflitos, a confiança transmitida aos atletas, o compromisso com os objetivos, o controlo e a melhoria contínua. Enalteceu também a importância da comunicação, desde o treinador ao atleta e vice-versa, principalmente na capacidade dos treinadores saberem ouvir e poder melhorar com as ilações trespassadas pelos jogadores. A comunicação foi um dos pontos que gerou integração na plateia de formandos, dando voz aos treinadores para conversarem sobre os estilos da ação, procedimento, e os ideias da comunicação efetuada entre os diversos meios e públicos-alvo para a obtenção de objetivos.

Depois do almoço, João Brito e Ricardo Lobão nortearam os trabalhos no futebol, e no futsal, respetivamente. João Brito, fisiologista da Federação Portuguesa de Futebol, através de vídeos e estudos teóricos, demonstrou os melhores princípios e exercícios a realizar em âmbito de treino para prevenir lesões de jogadores. Durante a preleção, culpou ainda a fraca comunicação interna dentro dos clubes como factor crítico de lesões de atletas em clubes. 

Ricardo Lobão, desde as 15:00 até ao final dos trabalhos de hoje, espelhou o seu conhecimento adquirido na sua experiência como treinador de futsal. Demonstrou tópicos de relevante interesse e exemplificou-os para a gestão do crescimento de um clube. Crescimento que passa desde os processos técnicos e táticos nos treinos e execução em jogo, à capacidade do treinador em gerir as emoções do balneários. 

Jorge Castelo, voltou ao palco para continuar o trabalho iniciado pela manhã. A especificidade continuou a ser o mote da sua preleção, estando em voga diversos exercícios e esclarecimentos sobre os melhores métodos para executá-los.

Os trabalhos continuam amanhã, no Campo "B" do Complexo Desportivo da Camacha, para os treinadores de futebol, e no Pavilhão dos Salesianos, para os treinadores de futsal.

PROGRAMA - FCT 2019

Fotografia: Roberto Silva