Num dia espetácular na Camacha, nos Campos "A" e "B" do Complexo Desportivo da localidade, a décima edição do Torneio Madeira Jovem teve os jogos decisivos concluídos e respetivo louvor à formação vencedora e atletas premiados.

A manhã de futebol começou às 10:00 com a disputa do 7.º e 8.º classificado no Campo "A", e do 3.º e 4.º classificado no Campo "B". No Campo "A", a ADRC "Os Xavelhas" e o CSD Câmara de Lobos elevaram o dérbi concelhio com um grande jogo de futebol, repleto de emoção e intensidade. No final do tempo regulamentar, o resultado estava num entusiasmante empate a três golos, fruto dos golos de Tomás Henriques, João Faria e Pedro Jesus pela ADRC "Os Xavelhas" e de Roberto Rodrigues - bis, e João Caires, pelo CSD Câmara de Lobos. Nos penaltis a sorte acabou por sorrir ao CSD Câmara de Lobos, tendo vencido por 3-5.
No Campo "B", ao mesmo tempo, o CF Andorinha levou de vencida a partida sobre a Seleção da Madeira SUB-14 por 1-2. Com um empate ao intervalo, através dos golos de Gustavo Rodrigues pela Seleção da Madeira SUB-14 e de Afonso Freitas pela formação do Andorinha, o CF Andorinha conseguiu o último lugar do pódio com um tento na segunda parte. Afonso Freitas marcou, e bisou pelas cores da formação de Santo António.

Às 11:45, Jersey FA e o Juventude AC lutaram pelo 5.º lugar. A formação forasteira venceu a partida por 4-0, com os golos marcados todos na segunda parte. Bisou Noah Trench e marcaram Leandro Vieira e Harry Scott. 
O CD Nacional e o CS Marítimo colocaram os seus melhores trunfos no jogo da conquista do título. O CD Nacional foi derrotado pelo CS Marítimo por 0-2, depois de um intervalo com o resultado a zeros. Luís Pinto conseguiu desfazer o nulo aos 8 minutos da segunda parte, tendo Bernardo Gomes, aos 19 minutos, selado o resultado final favorável à formação do Almirante Reis. 

Na cerimónia de entrega de prémios, estiveram presentes entidades que regularmente apoiam o desporto regional e o desenvolvimento dos nossos jovens: a Direção Regional da Juventude e Desporto, através do Dr. Roberto Gomes, e a Câmara Municipal do Funchal, através do vereador Dr. João Pedro Vieira. Pela AF Madeira, esteve presente o Dr. Sérgio Figueira, diretor financeiro da entidade.

Os convidados pela direção da AF Madeira entregaram lembranças aos árbitros que estiveram nos jogos da fase final da competição, lembrança de participação para as equipas participantes e também diplomas de participação para todos os atletas. Além das recordações foram galardoados os melhores: o melhor marcador - Charlie Yates, de Jersey FA com 4 golos, o guarda-redes menos batido - Henrique Andrade, com 0 golos em todo o torneio, e o CSD Câmara de Lobos por ter sido a formação com mais fair play.

X Torneio Madeira Jovem - Resultados

A direção da AF Madeira agradece a todos os participantes, desde atletas e clubes, e apoiantes do evento, desde à Direção Regional da Juventude e Desporto, à Câmara Municipal do Funchal e à Associação Desportiva da Camacha pelo acolhimento e cedência das instalações para a execução de mais um torneio em que o crescimento pessoal e competitivo dos nossos atletas é mote além fronteiras, com a participação de Jersey FA.

Fotografia: Roberto Silva