No âmbito das festividades da "IX Festival da Truta e Rota da Sidra", que se realizou em São Roque do Faial entre 22 e 26 de maio, a AD São Roque do Faial viu hoje a conquista do Campeonato Divisão de Honra Regional em Seniores de futsal reconhecida pela AF Madeira. O reconhecimento contou com a presença de Humberto Vasconcelos - Secretário Regional da Agricultura e Pescas (em representação do Presidente do Governo Regional), Teófilo Cunha - Presidente da Câmara Municipal de Santana, Gonçalo Jardim - Presidente da Junta de Freguesia e da Casa do Povo de São Roque do Faial, restantes vereadores camarários e elementos do corpo governativo da Câmara e Junta de freguesia local. Por parte da AF Madeira, Luís Pita - Vice-Presidente Financeiro da Direção, representou a entidade que rege o futebol madeirense.

Sob a atenta presença da comunidade local que se fez comparecer neste fecho das festividades, o protocolo fez-se cumprir com os discursos das entidades. A nível desportivo, o ponto alto das intervenções foi a ajuda financeira para colocar a freguesia no mapa desportivo nacional, ou seja, o apoio à subida para os Campeonatos Nacionais, nomeadamente, o Campeonato Nacional II Divisão onde já milita o CS Marítimo. 
O apoio foi pedido inicialmente pelo Presidente da Junta de Freguesia de São Roque do Faial, e de seguida, de uma forma mais veemente pelo coordenador Márcio Oliveira - num discurso em representação da direção do clube - antes de um caloroso agradecimento e reconhecimento do trabalho efetuado pelos jogadores: "A AD São Roque do Faial, foi pioneira na implementação da prática do futsal na Madeira". A Câmara Municipal de Santana deve apoiar o clube se quiser ter um clube da Santana a participar numa prova de futsal semi-profissional a nível nacional". Teófilo Cunha - Presidente da Câmara Municipal de Santana, aquando da sua intervenção, prometeu apoiar: "A Câmara Municipal de Santana vai apoiar a AD São Roque do Faial, mas os números devem ser acertados", para alegria e visão de futuro de todos os jogadores, corpo técnico e elementos da direção presentes. Selou o seu discurso, com Santana a merecer ter uma representação a nível nacional: "A Câmara Municipal de Santana apoia o desporto no concelho e neste caso o futsal e a freguesia a nível nacional"

Depois dos discursos, os atletas foram galardoados com as medalhas entregues pelas entidades presentes. Luís Pita, coordenou as entregas e partilhou a entrega da Taça do Campeonato às entidades governativas máximas: Humberto Vasconcelos, em representação do Governo Regional e Teófilo Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Santana. Numa atitude de fair-play governativo, o Presidente da Junta de Freguesia de São Roque do Faial foi convidado, e juntos, levantaram com Paulinho, o merecido troféu. 

A tarde de festa continuou com boa disposição, estando os atletas e restantes elementos da formação presidida por José Dória, com os seus pensamentos e vontades a determinar a próxima e competitiva época desportiva.

Fotografia: Roberto Silva.