Foi uma final especial no Campo Municipal do Paul do Mar! Paul do Mar, localidade pertencente ao concelho da Calheta, e casa das camadas jovens do Estrela da Calheta FC, recebeu, num gesto de agradecimento da AF Madeira ao concelho e ao Clube pelo desenvolvimento do futebol pelas jovens mulheres locais, a final da Taça da Madeira de Juniores Femininos em futebol 9. 

Os finalistas, CS Marítimo e GD APEL, tiveram um jogo com um ambiente especial: música e público, em que o fair-play foi rei desde o início até ao final do jogo.



Antes do início do encontro, houve um momento para o coordenador e selecionador regional para o futebol feminino - Prof.º Nuno Cruz - agradecer e fortalecer a parceria entre a AF Madeira e o filiado Estrela da Calheta FC, nas pessoas de Patrícia Teles e João Gouveia. Agradecimento pelo trabalho efetuado, que tem correspondido no desenvolvimento do futebol feminino no concelho.



O jogo decorreu de feição para o CS Marítimo, que venceu confortavelmente por 11-2. As lides nas competições nacionais - juniores em futebol e futsal, e seniores na Liga BPI com a participação de diversas juniores hoje presentes - ajudaram a elevar o seu ritmo e diferenciar-se a nível competitivo perante um GD APEL personalizado e determinado.



Até ao primeiro golo do jogo, o CS Marítimo ameaçou a baliza de Catarina - que foi a melhor jogadora em campo do GD APEL - com remates de Marisol e Marta. Tânia abriu o ativo aos 11 minutos, depois de ter dado o correto seguimento ao canto da direita do ataque do CS Marítimo. Tânia Santos, novamente em evidência, cruzou à direita do ataque marítimista para finalização certeira da internacional Telma Encarnação ao segundo poste. 2-0! O GD APEL, com as suas determinadas atletas, tentaram reduzir a desvantagem. Brito, na cobrança de uma falta à direita da formação escolar, exigiu a Sofia uma defesa apertada junto ao seu poste esquerdo. Ferreira, marcou o seu tento no jogo e dilatou a vantagem para 3-0 aos 29 minutos de jogo. Pegou na bola no meio-campo e subiu até finalizar em meia-volta, ultrapassando a defesa do GD APEL. Madalena, menos de um minuto depois, dilatou a vantagem para 4 golos, após assistência da inevitável Tânia Santos. Tânia, viria a ser novamente figura do jogo, depois de ter finalizado de cabeça um cruzamento cobrado por Joana Madalena. 5-0, aos 35 minutos da primeira parte.
Depois do intervalo, logo ao segundo minuto da segunda parte, Cristina cruzou com eficácia para Madalena que aumentou a vantagem do Marítimo para a meia-dúzia - 6-0. O GD APEL não se deu por vencido, e as jogadoras tiveram em dois minutos esperança para equilibrar as contas do jogo. O primeiro golo das estudantes da APEL, aos 7 minutos, foi marcado por Clara, após o ressalto da defesa de Joana Silva à cobrança do seu penalty. Clara Vieira, após um desentendimento com a guardiã do CS Marítimo, Joana Silva, permitiram o golo a Brito, atualizando o resultado para 6-2 aos 9 minutos. Após os golos do GD APEL, o CS Marítimo continuou a toada ofensiva que determinou o golo de Liliana logo após à sua entrada em jogo. Inês, capitã, cruzou para o tiro certeiro da ponta-de-lança do CS Marítimo. A internacional Telma Encarnação, em 4 minutos, marcou mais dois pelas cores do leão do Almirante Reis: aos 29 minutos, fintou toda a defesa e a guarda-redes do GD APEL, colocando a bola no fundo das redes da turma estudantil. Aos 33 minutos, "do meio da rua", com um tiro indefensável, aumentou a vantagem para o 9-2. Até ao final, as jogadoras esgotadas fisicamente do GD APEL, permitiram mais dois golos da capitã e internacional Inês, para selar a contagem final em 11-2.

O troféu de vencedor foi entregue por José Spínola - Vice-Presidente Desportivo da AF Madeira a Inês Freitas, capitã das verde rubras. Entregaram ainda diplomas de participação às atletas de ambas as equipas e à equipa de aribtragem, o Dr. Nuno Maciel, vice-presidente da Câmara Municipal da Calheta e José Manuel Ferreira, Presidente do Estrela da Calheta FC.



Fotografias: Roberto Silva