No reduto da ADRC Vasco da Gama, em Boleiros, a Seleção de todos os madeirenses não conseguiu vingar desportivamente as cores da Madeira. Embora o bom futebol praticado, e as oportunidades criadas, a Seleção da Madeira saiu derrotada do encontro frente à congénere de Setúbal por 0-1. 

A Seleção de Humberto Fernandes entrou determinada no encontro, estando em evidência a sua pressão alta e o fio de jogo cada vez que teve a bola em sua posse. A pressão alta nos primeiros momentos de jogo concedeu erros ao adversário que davam oportunidades à Madeira. Um dos erros ia sendo aproveitado por Gustavo Rodrigues, logo ao segundo minuto de jogo. Na sequência da determinação madeirense, os atletas regionais imprimiram boas recuperações de bola. Uma das recuperações, aos 4 minutos de jogo através de André Góis, não foi aproveitado por Rodrigo Freitas, levando a bola a poucos centímetros dos ferros de Tiago Correia. Afonso, aos 9 minutos, esteve perto do golo depois de aproveitar a recuperação de Rodrigo no meio-campo defensivo da Seleção Setubalense. A Seleção de Setúbal conseguiu subir no terreno de jogo, e criar jogadas de ataque, mas sem perigo para a baliza do madeirense Tiago Castro. Realce para a garra de Gustavo Rodrigues que foi sempre um atacante possante na área da Seleção de Setúbal.
Durante o intervalo, o Selecionador Madeirense providenciou duas substituições para incremento da capacidade ofensiva: entraram Alexandre Freitas e Maurílio Martins, para as saídas de Martim Correia e Bernardo Vilela. Depois do descanso, logo no primeiro minuto de jogo, Miguel Fonseca - árbitro da partida (AF Porto) - considerou a queda do atacante Setubalense na disputa de bola frente a Tiago Castro, grande penalidade. Na conversão, André Simão marcou o único golo do encontro. A resposta da Madeira não se fez esperar, e entrou em jogo o último atacante disponível: Francisco Gouveia. Maurílio, desde a sua entrada impôs velocidade ao jogo madeirense na ala direita, mas a formação de Setúbal esteve segura contra as investidas atacantes da Madeira. Rodrigo Freitas, no meio-campo pautou o jogo ofensivo, estando em evidência uma grande oportunidade desperdiçada por Francisco Abreu depois de cruzamento de Rodrigo Freitas. Francisco, cabeceou para fora. Perto do cair do pano, Rodrigo Freitas, novamente, na cobrança de um livre, mandou a bola para fora. 

A Seleção da Madeira volta para dentro do terreno de jogo, amanhã, às 09:30, frente à congénere de Viana do Castelo. O encontro será no Campo da Portela, em Santa Catarina da Serra.

Veja todas as fotografias da participação madeirense no Lopes da Silva

Calendário de jogos - Lopes da Silva 2019


Fotografia: Roberto Silva