No penúltimo dia de competição do Torneio Lopes da Silva, a Madeira finalizou a sua participação competitiva com uma vitória difícil sobre a formação de Viseu. 

De volta ao recinto da União Desportiva da Serra - em Santa Catarina da Serra, a Seleção liderada por Humberto Fernandes teve dificuldades contra a organizada formação de Viseu. Ciente das dificuldades das caraterísticas do adversário, e das baixas tidas devido às expulsões de Aron Cardoso e Rodrigo Gouveia no jogo frente a Aveiro, os selecionados madeirenses entraram com tudo dentro do terreno de jogo e tiveram desde os primeiros minutos do encontro boas ocasiões de golo. A primeira ocasião de golo da partida foi através de Francisco Abreu a colaborar para o grupo na ala direita. Desde lá fez a assistência para o capitão Rodrigo Freitas rematar com perigo para a baliza de Tomás Mira. Gustavo Rodrigues, sempre interventivo no jogo, tentou a sorte aos 4 minutos de jogo após passe de Martim Correia, sempre irrequieto na ala esquerda do ataque madeirense. No minuto seguinte, o mesmo Gustavo Rodrigues tentou a sorte, mas atirou o esférico para fora da baliza viseense. Após a entrada em força da formação madeirense, o grupo de Viseu conseguiu equilibrar o jogo e condicionar as oportunidades à Seleção da Madeira. Com o controlo do meio-campo, a Seleção de Viseu criou oportunidades. A primeira, aos 13 minutos, com um remate para fora da baliza de Axel Camacho. O mesmo Axel seria o protagonista do lance que levava selo de golo, porque defendeu com enorme eficácia e qualidade um remate de cabeça de Guilherme Cardoso. Antes do cair do pano para o intervalo, a Madeira atirou à baliza através de Gustavo Rodrigues a passe de André Góis. 
Na segunda parte, em comparação com a primeira, não existiram tantas oportunidades de golo. O jogo esteve mais pausado e mais centrado meio-campo, com disputa de bola por ambas as Seleções. Embora o menor número de situações de perigo, a Madeira criou mais oportunidades perto do final do encontro, com a entrada de Maurílio Martins e Gustavo Jesus em jogo. Na cobrança de um livre, Martim Correia bateu para alívio da defesa viseense, tendo na sequência, através de canto, a defesa aliviado a bola para zona de segurança. David, minutos depois, não conseguiu dar o melhor seguimento a um canto da esquerda, não conseguindo cabecear a bola para dentro da baliza de Viseu. Quando se contavam os segundos para o fim, já em tempo de compensação, Gustavo Rodrigues, aproveitou uma bola proveniente do meio-campo madeirense e conseguiu isolar-se para bater Tomás Mira na frente da baliza. O jogo terminou nos instantes seguintes, com os três pontos garantidos para a Seleção de Humberto Fernandes. 

A competição para a Seleção da Madeira dá-se por terminada com o fim de este encontro frente a Viseu. A jornada dos jogadores da Seleção da Madeira no Lopes da Silva continua amanhã, como espetadores no Estádio Papa Francisco, às 10:30, na final entre a Seleção do Porto e de Braga.

Veja todas as fotografias do Torneio.

Fotografia: Roberto Silva