O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol da Madeira através do seu Presidente Prof.º Francisco Costa, Vogal Élio Fernandez, Elmano Santos e Humberto Gonçalves, membros da Comissão Técnica de Análise e Avaliação, sentaram-se à mesa e receberam os novos 20 candidatos a Árbitros de Futebol. 

As boas-vindas foram primeiramente trespassadas pelo Presidente do Conselho de Arbitragem, tendo o mesmo elogiado e referenciado a coragem dos novos candidatos em acolher a nova vertente desportiva e a juntar-se à família da Arbitragem, demonstrando perante a sua experiência, quais os atributos e virtudes que os árbitros regionais devem ter para poderem crescer e progredir na carreia desportiva.

A experiência e conhecimento do observador nacional Elmano Santos - adquirida nos seus inúmeros jogos como árbitro regional, nacional, inclusivamente a nível profissional com participações nas competições europeias - foram partilhadas perante os corajosos árbitros. Quais os passos a serem dados como aspirantes a árbitro e como se manter na elite da arbitragem nacional. 

Humberto Gonçalves, também observador nacional das competições profissionais de futebol e voz experiente na avaliação das provas físicas e escritas dos árbitros regionais, deu diversos conselhos, desde a nível profissional como a nível pessoal para orientação e desenvolvimento do trabalho a realizar pelos aspirantes a árbitros.

Após o esclarecimento das particularidades do Curso, o apito final da sessão de abertura e acolhimento dos novos elementos da família da arbitragem regional, foi dado pelo Prof.º Francisco Costa. O Presidente do Conselho de Arbitragem, que teve também ao seu lado, Cândido Gouveia, Marco Delgado, e Luís Gomes, vozes experientes da arbitragem nacional, depois das suas participações contributivas como árbitros e atualmente como observadores nacionais de árbitros.

As primeiras horas de conhecimento, quais serão finalizadas até meados do mês de janeiro, foram trespassadas por Cândido de Gouveia e Marco Delgado, com as quatro primeiras Leis de Jogo de Futebol.

VEJA AS FOTOGRAFIAS DA ABERTURA

Fotografia: Roberto Silva.