A bola começou a rolar às 17:30 deste sábado com a primeira meia-final entre os alvinegros e a formação visconde. 

O conjunto de Marco Freitas levou a melhor sobre a formação de Délio Martins. Ao intervalo, a equipa alvinegra já vencia o Ribeira Brava por uns confortáveis 3-0, fruto do bis de Fábio Almeida e golo de André Marote. 



Na segunda parte, a vantagem foi dilatada através de Alexandre, Pedro Vasconcelos e Rodrigo Mateus, os últimos dois na cobrança de livres de 10 metros. Duarte Fernandes, marcou o tento de honra pelo Ribeira Brava, perto do cair do pano.

Apurado o primeiro finalista, o CS Marítimo e o CDC Porto Moniz entraram em campo. A formação verde-rubra, liderada por Pedro Corga, entrou a vencer, com golo de Ruben Santos. Nicolas Tomé dilatou a vantagem para dois golos, antes da resposta da equipa de José Vieira. Roberto Ferreira, reduziu a vantagem, embora sendo reposta por novamente por Ruben Santos a dois golos, antes do intervalo. 



Após o descanso, o jogo rápido e emotivo continuou com a redução da vantagem verde-rubra para um golo. José Ornelas com um potente remate fez o 3-2. O jogo equilibrado, refletiu-se no resultado com um empate a quatro golos. Após o empate, a qualidade dos jogadores do Marítimo permitiu tomar a frente do marcador, tendo os golos de Luís Mouta, Ruben Santos e Nicolas Tomé, selado o marcador. Note-se a boa exibição de Litos na fase final do encontro, defendendo dois livres de 10 metros, que permitiria os verde-rubros ampliar a vantagem do marcador. 

Neste domingo, às 15:30, o CD Ribeira Brava e o CDC Porto Moniz jogam pela conquista do terceiro lugar. A grande final, entre o CD Nacional e o CS Marítimo, está agendada para as 17:30.

O vencedor do Campeonato, representará a Madeira na Taça Nacional de Seniores Masculina, que irá disputar-se ainda neste mês de junho. Os bons resultados na Taça Nacional permitirão ter mais um representante Madeirense nas competições nacionais de futsal, neste caso na III Liga de Futsal.

Fotografias e texto: Roberto Silva