No primeiro jogo da tarde, os vencidos das meias-finais - CD Ribeira Brava e CDC Porto Moniz jogaram pelo apuramento da classificação final. A formação do Porto Moniz, liderada por José Vieira, levou a melhor sobre a formação visconde, por 3-7.

Diego Serrão abriu as hostilidades pelo Porto Moniz, 3 minutos após o apito inicial de Marco Santos. Brian Cavaleiro, fez o segundo tento para as cores do Porto Moniz, levando a vantagem de dois golos para o intervalo.



Iniciada a segunda parte, João Santos, revigorou as forças da equipa de Délio Martins, diminuindo a vantagem para um golo. Miguel Rodrigues repôs a vantagem, e iniciou o melhor período do Porto Moniz no encontro, com três golos seguidos, sendo Diego Serrão e Eduardo Mendes os timoneiros. Nuno Vicente e Toni Aires, tentaram dar vida ao resultado pelo Ribeira Brava, mas César Ornelas e Fabiano Afonso, repuseram a vantagem de quatro golos já perto do apito final. 

No jogo de todas as decisões, após a entrega das medalhas de finalistas às respetivas equipas, rolou a bola sob a arbitragem de Marco Rebelo. 
O CS Marítimo, com uma entrada fulminante conseguiu adiantar-se no marcador e praticamente resolver o encontro na primeira parte. Leo Severim, marcou os dois primeiros golos dos verde-rubros, tendo Luís Mouta, ampliado a vantagem para 0-3 logo de seguida. O conjunto de Bruno Salgado chegou ainda aos quatros golos de vantagem através de Josué, antes de Rodrigo Mateus ter fechado a contagem em 1-4 à chegada do intervalo.



Após o descanso, a formação alvinegra entrou melhor, tento sido protagonista de diversas oportunidades de golo e de uma atitude ímpar. O resultado manteve-se inalterado para as cores alvinegras, embora tivessem sido criadas diversas oportunidades para encurtar a vantagem do Marítimo. A ineficácia do Nacional, e as defesas de Vitor a dois livres de 10 metros impediram os tentos alvinegros que permitiriam relançar a final. Oseias, numa ação individual selou o resultado em 1-5, favorável ao Marítimo.

A conquista do Campeonato Divisão Honra Regional permite ao CS Marítimo representar a Madeira na Taça Nacional de Seniores Masculina de Futsal que será composta por 20 clubes, estando distribuídos em 5 grupos de 4 equipas. Os dois melhores classificados de cada grupo, participarão na época 2021/22, no Campeonato Nacional de III Divisão de Futsal. A competição arranca já no próximo dia 10 de junho.

Fotografias e texto: Roberto Silva