Jorge Silvério, João Henriques e Paulo Tavares, foram três dos seis formadores de elite convidados pela AF Madeira para enriquecer os conhecimentos dos treinadores madeirenses.

O evento formativo teve a abertura e as boas-vindas aos treinadores madeirenses por Rui Marote - Presidente da Direção da AF Madeira, e por Juan Gonçalves, em representação da Direção Regional de Desporto. 



A manhã formativa começou com a ação de Jorge Soares sobre a "Ética na gestão por objetivos - O papel do treinador de futebol no contexto dos clubes desportivos locais".



A área médica foi também motivo de trabalho do programa formativo, tendo o Dr.º Horácio Sousa munido a plateia com conhecimentos sobre a "Prevenção de lesões".



Antes do almoço, a especificidade sobre as matérias lecionadas foram incrementadas, tendo Eduardo Teixeira orientado as treinadores de futebol sobre "O modelo de formação na entidade formadora: da adequação das etapas formativas à construção das ideias para o processo de treino e competição das equipas".



Em paridade com a ação de Eduardo Teixeira, os treinadores de futsal eram orientados por Paulo Tavares com a formação teórica sobre "Os fundamentos defensivos - Um conceito de defesa". 



Após a paragem para almoço, João Henriques, com a "A construção de uma ideia de jogo" continuou a jornada formativa para os treinadores de futebol. 



No Pavilhão dos Salesianos, os jovens jogadores das Seleções Nacionais colocaram sobre o reduto de jogo os fundamentos defensivos explanados por Paulo Tavares para a plateia de treinadores de futsal. 



A jornada formativa foi finalizada com a ação de Jorge Silvério com a temática "Psicologia aplicada ao treino com jovens".



AS FOTOGRAFIAS DA JORNADA FORMATIVA

A AF Madeira agradece a todos os formadores e formandos presentes, além da parceria e colaboração da Empresa de Cervejas da Madeira através do seu produto "Atlântida".

Fotografias e texto: Roberto Silva