A Direção da AF Madeira - representada pelo líder Rui Marote e Vice-Presidente Desportivo José Spínola, além do Gabinete Técnico - representado pelo Diretor Técnico Humberto Fernandes e Coordenador para o Futebol Feminino Nuno Cruz, receberam os clubes filiados dando a conhecer os pontos de referência e informações para a nova época desportiva regional que começará com os esperados jogos nas próximas semanas.



A 24 de setembro os juniores começarão a época com a primeira jornada do Campeonato Divisão de Honra Regional e o Campeonato Regional de 1.ª Divisão. Os calendários da 1.ª Fase:
- CD Honra Regional - Juniores - Futebol 11 | 1.ª Fase
- CR 1.ª Divisão - Juniores - Futebol 11 | 1.ª Fase

Os juvenis serão os primeiros a "arrancar" na nova época desportiva, nomeadamente os participantes nos Campeonato Divisão de Honra Regional e Campeonato Regional de 1.ª Divisão que têm início agendado para 18 de setembro. 
- CD Honra Regional - Juvenis - Futebol 11 | 1.ª Fase
- CR 1.ª Divisão - Juvenis - Futebol 11 | 1.ª Fase | ATUALIZADO

O domingo de 25 de setembro marcará a jornada inaugural para os iniciados participantes em ambos os campeonatos: Divisão de Honra Regional e Regional de 1.ª Divisão. A primeira fase perdurará até o final de outubro, após a decorrência das 7 jornadas da 1.ª fase. 
- CD Honra Regional - Iniciados - Futebol 11 | 1.ª Fase
- CR 1.ª Divisão - Iniciados - Futebol 11 | 1.ª Fase

Recorde-se que os filiados campeões do Campeonato Divisão de Honra Regional de Juvenis e Iniciados terão a possibilidade de representar a Madeira nas novas competições criadas pela Federação Portuguesa de Futebol: Campeonato Nacional SUB-17 e SUB-15 de II Divisão. Os vencedores regionais participarão numa fase regular de 14 jornadas que determinará os clubes que subirão ao escalão principal além do  campeão nacional. O campeão da Honra de Juniores representará a região na "2.ª Fase - Subida" e possivelmente na "3.ª Fase - Apuramento de Campeão" do Campeonato Nacional SUB-19 de II Divisão, segundo os moldes já praticados na época 2021/22.

As Supertaças Regionais antecederão os inícios dos campeonatos, estando a primeira partida agendada para o dia 11 de setembro, para a categoria de juvenis. No dia 18 de setembro os iniciados terão o jogo decisivo, estando o jogo de juniores marcado para o dia 28 de setembro. Os oponentes, locais e horários serão conhecidos oportunamente.

Os sorteios dos restantes campeonatos de futebol, como das competições de futsal, decorrerão nas próximas semanas.


Fotografias e texto: Roberto Silva