A Seleção da Madeira SUB-16 Feminina disputou e venceu a partida inaugural da nova fase zonal do Torneio Interassociações para as seleções insulares, que num esforço comum sensibilizaram a Federação Portuguesa de Futebol e conquistaram o direito de disputar o acesso às respetivas ligas finais em condições de equidade perante as seleções continentais.

O empenho e dedicação colocados em prática nos Centros de Formação Desportiva de Futebol Feminino UEFA Academy pelas madeirenses nas últimas semanas, foram neste sábado demonstrados no primeiro compromisso oficial da época. 

O pontapé-de-saída da época desportiva - no que concerne à participação da Madeira nos Torneios Interassociações de futebol feminino, e que culminará com a respetiva participação na fase final em abril, decorreu da melhor forma com uma vitória confortável frente à congénere açoriana de Angra do Heroísmo.

As madeirenses, motivadas e embora a jogar desfavoravelmente contra o forte vento que se fez sentir no Estádio Municipal da Ribeira Grande, colocaram as cores regionais em vantagem logo nos primeiros segundos da partida, tendo Lara Perestrelo assinado o primeiro dos oito golos do encontro.
Mariana Rodrigues, no seu jogo de estreia pela Seleção da Madeira, marcou o segundo golo da partida, na passagem do minuto 18.



Até ao intervalo, Lara Pestana, e Carolina Nunes por duas vezes, marcaram e fecharam o resultado em cinco golos de vantagem. 



A construção do resultado abundante continuou no segundo tempo, tendo Lara Pestana e Lara Perestrelo assinado cada uma o seu segundo golo no encontro. 



Ana Maria, registou ainda o seu nome na listagem de marcadoras ao converter a grande penalidade que a própria sofreu na grande área angrense. 



Poderá rever o jogo deste sábado na íntegra, na seguinte ligação: 
(58) AFM x AFAH | Torneio Nacional Interassciações Futebol 9 Feminino S16 | Faze Zonal - YouTube

A vitória sobre a Seleção de Angra do Heroísmo permitiu dar um passo em frente rumo ao objetivo de apuramento para a Liga de Ouro. O jogo decisivo de apuramento para desejada "Liga de Elite" das Seleções Distritais e Regionais Femininas de futebol, decorrerá neste domingo, frente à congénere de Ponta Delgada.

O mesmo Estádio Municipal da Ribeira Grande receberá a partida, que terá início às 12:00 (hora local). O compromisso terá transmissão em direto, no canal youtube da AF Ponta Delgada.


Fotografias e texto: Roberto Silva