Frente a Santarém, os jovens jogadores madeirenses deram o melhor de si e honraram as cores madeirenses com a vitória na grande final da "Liga de Ouro".

A partida foi iniciada com os cumprimentos protocolares entre as Direções das Associações de Futebol em jogo, sendo a AF Madeira representada por Rui Marote - Presidente da Direção.



Sobre a partida, a Seleção da Madeira entrou melhor, sendo Gonçalinho o grande obreiro das intenções insulares com assistências a Morais e Gonçalo, além de um remate perigoso na passagem do terceiro minuto de jogo. A Madeira viria a adiantar-se no marcador, aos 13 minutos de jogo fruto do tento do inevitável Gonçalinho que deu o melhor seguimento a uma bola perdida na área de Santarém. 



Após o tento ilhéu, a Seleção de Santarém conseguiu igualar o marcador três minutos depois após um remate indefensável de Daniel Noro. Até ao descanso, Santarém rematou por duas vezes, mas sem perigo para a baliza defendida por Lourenço.

Após o intervalo, a Seleção da Madeira entrou determinada em vencer a partida. Camelo entrou a área de Santarém e conseguiu rematar, mas ao lado da baliza. Minutos depois Camelo serviu Diego para o golo da Madeira, mas o golo insular viria a ser anulado após intervenção do VAR por falta atacante.



Até ao final do tempo regulamentar foram criadas diversas oportunidades para ambas as partes adiantarem-se no marcador. Destaca-se, pela Madeira, o remate de Gui para defesa do guarda-redes, ainda um remate de Santarém travado pela barra da baliza madeirense.

Pelo desempate através das grandes penalidades, através dos remates certeiros de João Diogo, Soares, Edwin e Diego, além das duas defesas de Lourenço, permitiram à Seleção da Madeira vencer a grande final. 



O troféu foi entregue por Pedro Pauleta, antigo internacional português e membro da Direção da Federação Portuguesa de Futebol. 




Com este resultado, a Seleção da Madeira vence a primeira "Liga de Ouro" do Torneio Lopes da Silva, que teve o seu quadro competitivo reformulado, classificando-se na 7.ª posição da classificação geral, entre 22 Seleções Distritais e Regionais participantes.

AS FOTOGRAFIAS DA EMOTIVA FINAL

A Madeira foi ainda representa na arbitragem do Torneio através do filiado João Silva, que participou como árbitro principal e assistente.

 

Fotografias e texto: Roberto Silva