A Associação Desportiva Pontassolense - campeã em título pelo Campeonato Divisão de Honra Regional, e o Clube Futebol Caniçal - vencedor da Taça da Madeira, jogaram nesta noite de domingo para conquista a Taça da Taças: a Supertaça Regional. 

O Estádio de Câmara de Lobos acolheu a finalíssima que deu o pontapé-de-saída dos campeonatos de seniores de futebol, numa noite de futebol, em que ambas as formações ao longo dos minutos demonstram o seu valor. 

A formação de Arsénio Miranda demonstrou-se mais perigosa, tendo nos primeiros minutos da partida conquistado uma oportunidade de ouro, sendo a barra da baliza de Ivo a protagonista ao travar as intenções de Rodrigo. A oportunidade travada não esmoreceu a determinação da formação da Ponta do Sol, estando Gonçalo e Agostinho em evidência ao transportar o jogo da formação azul e amarela para perto da baliza do Caniçal. João Pedro, esteve perto de colocar a formação do oeste madeirense em vantagem, mas o livre cobrado saiu ligeiramente ao lado do alvo.



Após o descanso das três equipas em campo, Gonçalinho voltou a demonstrar a determinação dos pontassolenses ao rematar forte ao alvo, mas a barra voltou a travar as intenções do campeão em título. O CF Caniçal, coeso a defender e com saída criteriosa para o ataque, conseguiu chegar à grande área da AD Pontassolense duas vezes por Adriano, mas sem perigo. Ao longo dos minutos, a formação azul e amarela protagonizava mais oportunidades através das manifestações de ataque por Inácio e Rúben, mas que teve com Dércio, duas oportunidades para abanar as redes do Caniçal, mas sem efeitos práticos no marcador. 



Já ao cair do pano, Diogo Sousa  - ao desmarcar-se após passe de Rodrigo, gelou o estádio ao ter a oportunidade de selar o resultado a favor da formação pontassolense, mas o remate foi travado por Ivo Alves, para descanso da turma de Nuno Quintal.



O aviso sonoro de João Silva, conduziu a decisão da formação vencedora para as grandes penalidades. Através da marca dos 9,15 metros, e batidos 11 remates que determinavam a vantagem para a formação do Caniçal por 5-4, o remate de Inácio que daria o empate para uma nova ronda de decisões, saiu ao lado, para gáudio da formação do Caniçal e massa adepta que se deslocou a Câmara de Lobos para apoiar o conjunto caniçalense.



O troféu de vencedor foi entregue por Ricardo Franco - Presidente da Câmara Municipal de Machico, momento que teve ainda a presença de David Gomes - Diretor Regional de Desporto, José Spínola - Vice-Presidente Desportivo e Sérgio Figueira - Diretor, ambos da Direção da AF Madeira.

Com esta vitória a formação de Nuno Quintal é a nova detentora da Supertaça Regional, que segue o CSD Câmara de Lobos após a conquista frente à AD Porto da Cruz, na época 2019/20.


Fotografias e texto: Roberto Silva