Um empate da formação alvinegra determinaria a conquista do campeonato e respetiva representação insular no Campeonato Nacional SUB-17 de II Divisão, fruto da igualdade pontual com o CS Marítimo e vantagem no confronto direto.



Face a um dérbi bastante disputado entre as formações, o trajeto nacionalista no jogo demonstrou-se risonho ao conseguirem adiantar-se no marcador após um desentendimento da grande área verde-rubra e consequente auto-golo de João Costa na decorrência do minuto 35 da primeira parte.



O Nacional manteve-se melhor após o primeiro tento do jogo, embora o resultado se mantive-se inalterado sem qualquer reação de destaque por parte dos pupilos de Filipe Sá.

Após o descanso, os jovens maritímistas entraram determinados, conseguindo criar diversas oportunidades de golo. Ao minuto 60, João Faria, de cabeça, iniciou o que seria uma manhã de júbilo para os jovens leões do Almirante Reis. Face à motivação criada pelo empate, os verde-rubros conseguiram manter-se sobre o jogo no que concerne às oportunidades de golo, conseguindo - já nos descontos pelo capitão João Castro, o golo do campeonato, para gáudio dos jogadores e adeptos presentes no Cristiano Ronaldo Campus.



Face ao resultado alcançado, ao Marítimo caberá a representação madeirense no novo campeonato criado pela Federação Portuguesa de Futebol: o Campeonato Nacional SUB-17 de II Divisão. Os verde-rubros entrarão em prova a 19 de fevereiro, conhecendo-se os compromissos a realizar no dia 7 de fevereiro, após a publicação do sorteio a realizar na Cidade do Futebol. A 2.ª fase do Campeonato, perdurará até 18 de junho, após a realização de 14 jornadas, que servirão para apurar o vencedor e formações que subirão para a I Divisão Nacional.


Fotografias e texto: Roberto Silva