Vencidas as formações do GD Beira-Ria na 2.ª eliminatória, Valpaços FC na 3.ª eliminatória, CCD Ordem na 4.ª eliminatória e ADR Retaxo nos oitavos-de-final, os madeirenses conquistaram o feito histórico de apurar-se para a fase final da Taça de Portugal PLACARD de futsal.

Sendo o único emblema do Campeonato Nacional de III Divisão na fase decisiva, os alvinegros seguem confiantes das suas capacidades para o jogo frente ao SC Ferreira do Zêzere-Stand Amilcareis, como demonstram as palavras do treinador Francisco Aguiar: "A equipa está, acima de tudo, orgulhosa de si mesmo e de alcançar este feito. Sabemos que temos o menor orçamento e menores condições de treino das oito equipas presentes nesta fase da competição, mas vamos ser certamente a equipa com maior garra, vontade e alegria dentro de campo. O objetivo passa por ganhar o jogo frente ao Ferreira do Zêzere, sabendo, naturalmente, do grau de dificuldade desse objetivo. Queremos demonstrar que o jogador madeirense tem qualidade e que nos podemos bater com qualquer equipa. Vamos ter pela frente um adversário muito forte, com jogadores com muita qualidade e excelente leitura de jogo, que inclusive já garantiu a manutenção da Liga PLACARD. Nos jogos a eliminar a desconcentração e o erro tem uma penalização maior, pois não há margem como no Campeonato onde podemos corrigir os erros desse jogo nos jogos seguintes. Além do nível de concentração ter de estar sempre no máximo, é necessário ter um conjunto de jogadores com personalidade. Já encaramos nesta competição equipas com valores individuais superiores aos nossos, mas que conseguimos demonstrar que enquanto equipa, grupo de trabalho, estamos muito acima deles. É muito difícil ganhar a esta equipa do Nacional”.

Uma vitória sobre a formação da Liga PLACARD alargaria o feito histórico e memorável do futsal alvinegro, podendo encontrar nas meias-finais o SL Benfica, que ano passado disputou também a meia-final frente a um emblema madeirense, neste caso o CS Marítimo de Bruno Salgado.

Recorde-se que o CD Nacional é um dos protagonistas do Campeonato Nacional III Divisão de Futsal, ao militar na 3.ª posição da Série "C", existindo a possibilidade de disputar a subida para o Campeonato Nacional de II Divisão por apuramento direto ou por via de um play-off entre os segundos classificados das restantes séries do Continente e melhor classificado da série Açores.


Fotografia: Roberto Silva
Texto: Roberto Silva - Declarações: fpf.pt