Com participação exclusiva nos campeonatos regionais desde a época 2011/12, onde participou no Campeonato Nacional de III Divisão, a AD Machico volta a representar a Madeira nas competições nacionais com participação regular no Campeonato de Portugal.

Partilhando a Série "B" com a AD Camacha e o Marítimo da Madeira SAD, os tricolores estrearam-se no Campeonato de Portugal, na sua "fortaleza", frente aos seus adeptos e simpatizantes. 

A formação de Machico começou melhor na partida com ocasiões criadas por Camará, Andrezinho e Neri. As oportunidades criadas pelos homens de João Manuel Pinto traduziram-se em golo à beira do intervalo, por Andrezinho, após lance estudado na cobrança de um livre.



Consumado o descanso, a formação de Castro Daire conseguiu chegar ao empate no aproveitamento de uma desatenção defensiva. A resposta tricolor não se fez esperar, tendo aos 56 minutos, Aguilar feito o gosto ao pé com a cobrança exímia de um livre.



A jogar contra 10 unidades, os visitantes conseguiram igualar o marcador quatro minutos depois, que se manteve até o apito final, embora as oportunidades criadas pela formação de Machico.

A AD Machico foi a única formação insular a pontuar na jornada inaugural após a derrota da AD Camacha frente ao Beira-Mar, e a vitória do Valadares Gaia sobre o Marítimo da Madeira "B".

A 1.ª Fase do Campeonato de Portugal perdurará até 16 de abril após a realização de 26 jornadas. Os jogos agendados: 

Campeonato de Portugal - 1.ª Fase - Série "B"

Fotografias e texto: Roberto Silva