Nove reuniões preparatórias – tantas as que se realizaram para a fundação da Associação de Futebol do Funchal (agora Associação de Futebol da Madeira).
A primeira dessas reuniões, levada a efeito por iniciativa do “União F. C.” e do “Grupo Desportivo Insulano”, teve lugar na sede deste último organismo, na Rua da Queimada de Cima, às 21 horas, do dia 28 de Setembro de 1916.
O “Club Sport Maritimo”, não se fez representar, por tanto se oporem aos seus regulamentos, mas aplaudiu a ideia com a promessa de que compareceria à primeira reunião.
O delegado do “Grupo Sportivo Internacional“ não chegou a esperar pela abertura da reunião; no entanto, o ofício que o acreditava dizia “dar-lhe plenos poderes”.
O senhor Anastácio Nascimento pediu a palavra para informar que o “Club Sport´s da Madeira” não enviara representante, visto o designado, que era o seu presidente, ter-lhe sido impossível comparecer.
Porém, precisou o senhor Anastácio Nascimento, estava autorizado a afirmar que o “Madeira” concordaria com o que fosse deliberado na reunião e que na seguinte marcaria a sua presença.
Nesta Reunião foram nomeados os delegados do “União” e do “Insulano” para elaborarem os estatutos da projectada Associação de Futebol do Funchal.
No mesmo local, no dia 5 de Outubro de 1916, realizou-se nova reunião, que foi presidida pelo Sr. Gonçalo de Ornelas do “Marítimo”, comparecendo pelo «Internacional», o senhor João Rodrigues.
O “Madeira não enviou representante e, por esse motivo, foi deliberado oficiar áquele clube pedindo esclarecimentos acerca da sua atitude.
A terceira reunião teve lugar no dia 12 de Outubro de 1916, também na sede do «Insulano».
Desta vez compareceu um delegado do «Madeira» - o Sr. António Costa.
Nesta reunião fez-se a leitura do projecto de estatutos da A. F. F, que foi considerado apreciado na generalidade.
Foi resolvido que cada um dos delegados dos clubes ficasse de posse do projecto de estatutos, pelo espaço de 24 horas, e que na reunião seguinte se entrasse na discussão da especialidade.
A 19 de Outubro de 1916, ainda na sede do <Insulano>, reuniram-se os delegados dos clubes, que aprovaram os estatutos da A. F. F., depois de introduzidas algumas alterações.
Realizaram-se mais cinco reuniões, ainda na sede do «Insulano», na última das quais – a nona – se procedeu à escolha dos nomes mais idóneos para a lista dos primeiros corpos gerente – escolha que recaiu nos senhores:
Assembleia Geral
Presidente General Simões Soares
Vice-Presidente Alferes Jaime Leal
1.º Secretário José da Silva Coelho
2.º Secretário Humberto dos passos Freitas
Direção
Presidente Tenente José Bettencourt da Câmara
Vice-Presidente Raul Quintino de Sousa
1.º Secretário Fernando Augusto Câmara
2.º Secretário Leonel Luís
Vogal Pedro Carlos de Oliveira e Castro
Vogal Teodósio Henriques de Vasconcelos
Tesoureiro Carlos Kessler
Suplentes
Alferes Octávio Câmara
Gonçalo Zacarias de Ornelas
Luís da Costa
José Gregório Spínola
Vicente A. Gomes da Silva
Fiscais de Contas
João Tiago de Castro
Joaquim Colares Mendes
Henrique Pereira
Em 10 de junho de 2017 foi escrito mais um belo capítulo no livro de vida da Associação de Futebol da Madeira. Sob candidatura e posterior aprovação do Presidente da República, Prof.º Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, o Representante da República para a Madeira, Juiz Conselheiro Irineu Cabral Barreto, condecorou, através das mãos do Secretário da Finanças, Dr. Rui Manuel Teixeira Gonçalves, a Associação de Futebol da Madeira com a medalha de Membro Honorário da Ordem de Mérito. A Associação de Futebol da Madeira fez-se representar pelo Presidente da Direção, Rui Rodrigues Olim Marote, Presidente da Mesa da Assembleia Geral - Eng.º Santos Costa, Vice-Presidente da Direção - Sr. Alexandre Temtem, Vice-Presidente Desportivo - Sr. José Spínola, Diretores - Sr. Marco Pereira e Dr. Sérgio Figueira, e Chefe de Serviços - Dr. Paulo Rodrigues. A cerimónia solene decorreu no Palácio de São Lourenço, com a presença do reverendíssimo Bispo do Funchal - D. António José Cavaco Carrilho, Presidente da Assembleia Legislativa - Dr. José Lino Tranquada Gomes e Secretário das Finanças - Dr. Rui Manuel Teixeira Gonçalves.