Tarde memorável para as hostes alvinegras, após a formação de Francisco Aguiar conquistar a vitória e consumar o apuramento para a fase final da Taça de Portugal PLACARD de futsal. 

Ultrapassadas as formações do GD Beira-Ria na 2.ª eliminatória, o Valpaços FC na 3.ª eliminatória e o CCD Ordem na eliminatória seguinte, os nacionalistas venceram hoje a ADR Retaxo - a partilhar a Série 1 da 2.ª Fase - Manutenção/Descida do Campeonato Nacional de II Divisão com o CS Marítimo, num espetacular jogo de futsal.

Embora com um início mais promissor para os alvinegros fruto das oportunidades criadas, a formação visitante progrediu no marcador com três golos sem resposta até a pouco mais de dois minutos para o intervalo.



A evidenciar um excecional jogo de futsal, o CD Nacional conseguiu diminuir a vantagem com dois golos em menos de 20 segundos, por parte de Rúben Santos e de André Marote, respetivamente.



Até ao intervalo, na conversão de um livre de 10 metros, o Retaxo estabeleceu o resultado em 2-4, concedendo dois golos de vantagem para disputar a segunda parte. 

Os alvinegros voltaram convictos e confiantes do seu valor, dando início a gloriosa reviravolta no marcador que seria liderada por Pedro Silva, a pouco menos de 30 segundos do reinício da partida. 

Simão fez o empate passados três minutos do descanso, estando a cargo de Pedro Silva o golo que colocaria os alvinegros na frente do marcador. 



Oséias - ex-jogador verde-rubro, empataria o resultado a cinco golos, que teria novamente Pedro Silva como protagonista, a marcar o golo da vantagem. Alexandre estabeleceria a distância no resultado 
a dois golos, ao aproveitar a baliza desprotegida no momento em que a ADR Retaxo arriscava o empate com guarda-redes avançado. 



Até ao apito final, o resultado final foi selado em 7-6, na conversão de um livre de 10 metros por parte da formação de Castelo Branco.

Com a vitória, o Nacional carimba a passagem inédita e histórica para a Final Eigth da Taça de Portugal PLACARD de futsal. A fase final decorrerá entre 30 de março e 2 de abril, estando agendado o encontro de acesso à meia-final entre o CD Nacional e o SC Ferreira do Zêzere/Stand Amilcareis. 



Com o apuramento do CD Nacional confirma-se a presença de uma equipa madeirense pela segunda época consecutiva na fase final da Prova Rainha do futsal português, após o CS Marítimo de Bruno Salgado ter chegado às meias-finais em jogo frente ao SL Benfica.


Fotografias e texto: Roberto Silva