Decorridas as meias-finais no passado sábado - em que o CS Marítimo venceu o CD 1.º Maio e o Estrela da Calheta FC o CDC Porto Moniz, as formações vencedoras utilizaram as condições do Pavilhão da Bartolomeu Perestrelo para discutir a grande final. 

Antecedendo ao jogo de todas as decisões, o CD 1.º Maio e o CDC Porto Moniz jogaram pelo último lugar do pódio. O emblema do Palheiro Ferreiro venceu por 5-1, conquistando o 3.º lugar da prova.

Iniciadas as honras que engrandecem o sentimento de final da Prova Rainha, Márcia Gomes - Diretora da AF Madeira, entregou as medalhas às jogadoras das duas equipas e à equipa de arbitragem, chefiada por Marco Santos. 



Após as fotografias oficiais, a determinação das equipas em campo traduziu-se no tratamento da bola de futsal. Com um início promissor do CS Marítimo, protagonizando um ligeiro domínio sobre a partida, o golo surgiu a pouco mais de 14 minutos para o intervalo por Regina, a aproveitar uma desatenção defensiva por parte das jogadoras do Estrela da Calheta FC. Angélica, já durante a passagem do minuto 12 da primeira parte, aumentou a vantagem para os dois golos.



A resposta das jogadoras do oeste madeirense, não se fez esperar, estando nos pés de Stephanie o encurtamento de distância no marcador. 



A pouco mais de dois minutos para o descanso, Valentina, de cabeça, deu o melhor seguimento ao passe de Leonor, que descobriu a marcadora à direita da baliza de Betina.



Consumado o intervalo, as jogadoras do Estrela da Calheta FC voltaram decididas em fazer história, colocando sobre o piso toda a sua vontade em levantar o troféu pela primeira vez. Stephanie voltou a ser a chave para o golo do emblema vermelho e branco, tendo surgido durante o quinto minuto da segunda parte.



Ao decorrer dos minutos, embora as oportunidades criadas por ambas as partes, o golo não surgiu por observância das exibições das guarda-redes em jogo: Sofia pelo CS Marítimo e Betina pelo Estrela da Calheta FC.



Decorridos os quarenta minutos cronometrados, as verde-rubras receberam das mãos de Márcia Gomes, o troféu que consagra as mulheres maritímistas como vencedoras da Taça da Madeira.

Com esta vitória, o CS Marítimo conquista as três provas com critérios classificativos organizadas pela AF Madeira: a Supertaça, o Campeonato Divisão de Honra Regional e a Taça da Madeira.


Fotografia e texto: Roberto Silva