Neste sábado, as vitórias do CS Marítimo sobre o SC Porto Santo, e do CD Escola Francisco Franco sobre o CDC Porto Moniz, garantiram o apuramento para o jogo de todas as decisões.

A anteceder a grande final, o SC Porto Santo e o CDC Porto Moniz jogaram pelo terceiro lugar da prova, tendo a formação do Porto Moniz levado a melhor com uma vitória por 4-6. 

Os jovens do CS Marítimo e o CD Escola Francisco Franco, antes do rolar da bola, ganharam novas memórias com a cerimónia de entrega de medalhas, entregues por José Pestana - Vogal do Conselho de Arbitragem e por Acácio Machado - Selecionador e Coordenador de Futsal da AF Madeira. A equipa de arbitragem liderada por Sidónio Freitas, coadjuvado por Filipa Rebelo e Arménio Policarpo, foram também agraciados com a condecoração.

Após o apito inicial, os verde-rubros mais perigosos desde o primeiro momento, conseguiram adiantar-se no marcador por Leandro Afonso durante o quinto minuto da partida. André Gouveia, a menos de três minutos depois, voltou a recolocar a igualdade no marcador. O inevitável Leandro Afonso, à beira do descanso, voltou a colocar os marítimistas na frente do resultado. 

Poucos minutos após o recomeço, José Calaça após uma assistência do homem do jogo - Leandro Afonso, aumentou a vantagem dos verde-rubros para dois golos. Embora a vantagem dos jovens leões, os "estudantes" nunca se deram por vencidos, estando nos pés de Tomás Sargo a redução no marcador perto da metade da segunda parte. O resultado final seria selado por Salvador Fernandes, que numa excelente jogada individual finalizou colocado, a pouco mais de dois minutos para o final. 

Acácio Machado - Selecionador e Coordenador de Futsal da AF Madeira entregou o troféu a Salvador Lopes, capitão verde-rubro. 

Os vencedores da Prova Rainha representarão a Madeira na Taça Nacional SUB-15 de Futsal, no fim-de-semana de 16, 17 e 18 de junho, no Luso. Em caso de passagem à Final Four - a realizar no fim-de-semana de 24 e 25 de junho, a presença na final determinará a subida dos iniciados verde-rubros ao Campeonato Nacional SUB-15 de Futsal na próxima época desportiva.


Fotografia e texto: Roberto Silva