O dérbi entre o Marítimo e o Nacional deu hoje o início da segunda volta da Liga Portugal II SABSEG para os representantes madeirenses em prova. Antes do rolar da bola, a ambição da vitória seria patente para ambas as coletividades, embora a distância pontual do Marítimo ao Nacional efetiva-se maior pressão para as cores verde-rubras. 

Num verdadeiro hino ao futebol madeirense - com uma taxa de ocupação de 98%, os 10385 adeptos presentes foram brindados com um jogo emocionante desde o primeiro minuto. 

O Nacional - melhor desde o início do jogo, poderia ter-se adiantado no marcador, mas sem qualquer consequência no resultado.



Antes da obra de arte de Bruno Xadas com um remate "do meio da rua", o Marítimo já tinha avisado das intenções em chegar ao intervalo a vencer com um remate à barra alvinegra. Na passagem do minuto 34 da partida, Bruno Xadas assinou o primeiro tento, estando reservado para momentos antes do descanso mais um remate indefensável por parte do mesmo autor, e consequente aumento da vantagem para os dois golos.



Após o intervalo, embora a melhor entrada do Marítimo, ao minuto 68, Carlos Daniel repôs alguma justiça ao marcador face ao jogo produzido pelo Nacional.



Um dos grandes momentos da segunda parte tiveram Ulisses e Julião como protagonistas. Num remate de cabeça de Ulisses, Julião defendeu milagrosamente com o pé aquele que seria o golo do empate. A velha máxima do futebol: "quem não marca sofre" demonstrou-se uma vez mais preponderante, estando nos pés de Bernardo Gomes a sentença do jogo no lance seguinte e o fecho do resultado favorável para os verde-rubros: 3-1.



A vitória verde-rubra permitiu o encurtamento da vantagem alvinegra para os 3 pontos, estando o Nacional em terceiro lugar, e o Marítimo, em quarto lugar. Na próxima jornada, o Marítimo irá até ao reduto do AVS, estando agendada para o Nacional a receção do Torreense.


Fotografias e texto: Roberto Silva