Disputadas três jornadas - com duas vitórias frente à Guarda e a Viseu, e uma derrota frente a Évora, a Seleção da Madeira utilizou as condições do Pavilhão AE Pintor José de Brito para cumprir o último compromisso do evento, frente à congénere de Leiria.

Antes do rolar da bola, as comitivas trocaram cumprimentos, estando a AF Madeira representada pelo líder associativo Rui Marote.



A melhor entrada em jogo não se refletiu no marcador do encontro, tendo os jovens selecionados de Leiria aproveitado as desatenções dos madeirenses para adiantar-se no marcador e avolumar o resultado a seu favor. Durante os dois primeiros períodos de cinco minutos, os leirienses marcaram quatro golos, tendo Bernardo Pestana e Luís Pedro demonstrado o seu desagrado face ao resultado marcando dois golos. Até ao intervalo, o resultado fixou-se no 2-5.



Após o descanso, embora um novo golo de Leiria, os jovens orientados por Élvio Gouveia demonstraram a sua resiliência e valor a praticar um futsal positivo na disputa do resultado e melhor representação possível das cores madeirenses. Até ao final do terceiro período, os madeirenses conseguiram diminuir a vantagem adversária a um golo com os dois tentos de Luís Pedro e um novo golo de Bernardo Pestana, deixando para os últimos cinco minutos a decisão do encontro.



Embora a determinação insular - alavancada pelos golos obtidos nos últimos minutos, a pressão alta e uma circulação rápida de bola por parte dos leirienses, condicionaram a estratégia madeirense, chegando-se ao final do tempo regulamentar com o resultado de 5-6.



Com um saldo de duas vitórias e duas derrotas, os jovens madeirenses estão de parabéns pela prestação e honrada representação das cores insulares no Torneio Interassociações, demonstrando à equipa técnica nacional o valor dos jovens madeirenses, na prática do futsal. A performance insular no grupo intermédio das seleções distritais e regionais de futsal, demonstra o trabalho dos clubes madeirenses, na prática e valorização da modalidade, em que Portugal é referência mundial.


Fotografias e texto: Roberto Silva