Consumada a vitória sobre Setúbal, a Madeira apurou-se para o jogo que definiria o 5.º classificado, numa prova que conta com as 22 Seleções Distritais e Regionais de Futebol.

José Spínola - Vice-Presidente Desportivo da Associação de Futebol da Madeira, com a troca de cumprimentos e lembranças com a congénere de Viseu, abriu as hostilidades para o último jogo das insulares na Liga de Ouro da decorrente época desportiva.



Iniciada a partida, a Seleção da Madeira e de Viseu protagonizaram um arranque de jogo equilibrado, tendo-se jogado maioritariamente pela posse de bola na zona central do terreno. Após a troca regulamentar das jogadoras em campo, a Seleção de Viseu melhorou o seu desempenho em jogo, estando nas intervenções da guardiã Catarina Serrão a resposta às oportunidades criadas. Até ao intervalo, o resultado manteve-se inalterado, adiando os decisivos desenvolvimentos para a segunda metade da partida.

Após o descanso e a melhoria do jogo praticado pelas madeirenses, Sofia Ferreira na recarga após defesa incompleta da guarda-redes viseense ao livre de Maria Inês Luz, fez jus às intenções insulares durante a passagem do minuto 23 da segunda parte.



Dois minutos depois, a mesma Sofia Ferreira alavancou a condição da mulher do jogo ao aumentar a vantagem para dois golos.



O segundo golo na partida selou o ativo, consagrando a Seleção da Madeira na quinta posição da classificação geral nacional, melhorando a oitava posição alcançada na época anterior, em evento realizado em Leiria.



O Torneio Interassociações - evento organizado pela Federação Portuguesa de Futebol e na presente edição pela Associação de Futebol de Coimbra, permite a participação das melhoras jogadoras locais no evento nacional, possibilitando à equipa técnica nacional o estudo das futuras internacionais lusas, que nos eventos europeus e mundiais representarão as Seleções Nacionais Femininas. 
A Associação de Futebol da Madeira, presente na corrente edição com 16 jogadoras militantes de sete filiados regionais, fecha a sua participação num honroso 5.º lugar, após a devida qualificação em janeiro para a Liga de Ouro em Machico, o averbamento de duas vitórias - frente a Setúbal e Viseu, e uma derrota na primeira eliminatória, frente a Aveiro, na fase final do evento.

A Direção da Associação de Futebol da Madeira - liderada por Rui Marote, o Gabinete Técnico representado na vertente feminina por Nuno Cruz e os treinadores-adjuntos Andreia Neves e Nelson Teixeira, agradecem a atitude, determinação e compromisso das jogadoras durante os treinos e jogos durante toda a representação madeirense nos eventos interassociativos. 


Fotografias e texto: Roberto Silva