Lopes da Silva 2024: Madeira em 6.º lugar
A Madeira concluiu a sua participação no Torneio Lopes da Silva. Após o empate a dois golos no tempo regulamentar, as grandes penalidades decidiram a vitória da congénere de Leiria.
01 julho 2024
SELEÇÕES DA MADEIRA - FUTEBOL MASCULINO
Consumadas as vitórias na primeira fase frente a Angra do Heroísmo, Viana do Castelo e Beja que qualificaram a Madeira para Liga de Platina, os madeirenses entraram em campo frente a Lisboa e Braga, perdendo frente aos vencedores da prova, e empatando perante a congénere que conquistou o último lugar do pódio.
Leiria - que ficou em terceiro lugar do Grupo "B" da Liga de Platina, agendou o encontro frente a Madeira para disputar o 5.º e 6.º lugar do evento organizado pela Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol de Aveiro.
Antes do rolar do objeto máximo do futebol - a bola, a Associação de Futebol da Madeira representada pelo Vice-Presidente Desportivo José Spínola, trocou cumprimentos e ofertas comemorativas do encontro com o homólogo diretivo da congénere leiriense.
![](/Portals/15/_5004474%20copiar.jpg)
Consumado o apito inicial, a Seleção da Madeira protagonizada por uma entrada apática, potenciou o melhor desempenho leiriense que se fez notar em jogo e na construção do resultado. Aos 7 minutos da partida, a Seleção da Madeira viu-se a perder, estando reservado para o minuto 16 o segundo golo da Seleção adversária, na sequência de uma grande penalidade.
![](/Portals/15/_D5R4979%20copiar.jpg)
Os golos continentais consciencializaram os jovens madeirenses, conseguindo criar oportunidades nos minutos seguintes, com destaque para Tiago Caires, que subiu até à zona de ataque insular por diversas vezes para potenciar o golo madeirense. Diogo Nascimento, à beira do descanso, marcou o primeiro golo da Madeira no ressalto da defesa do guarda-redes leiriense ao remate de Martim Vieira.
![](/Portals/15/_D5R5133%20copiar.jpg)
Com energias revigoradas, os madeirenses reentraram na partida transfigurados, conseguindo manter-se por cima do jogo com diversas oportunidades para marcar o golo do empate. Por diversos minutos - na sequência de diversas jogadas de ataque e bolas paradas, a Seleção da Madeira manteve o foco na baliza leiriense, conseguindo criar diversas oportunidades de perigo. O golo do empate acabou por surgir aos 55 minutos por Matias Ornelas, na sequência de um canto.
![](/Portals/15/_D5R5488%20copiar.jpg)
Até ao final do tempo regulamentar, registando-se a expulsão de Gabriel Rebolo, o resultado manteve-se inalterado, adiando a decisão da partida para as grandes penalidades.
Os pontapés de grande penalidade, decidiram a vitória da Seleção de Leiria, conseguindo a conquista do 5.º lugar da classificação geral da edição 28 do Torneio Lopes da Silva.
![](/Portals/15/_D5R5662%20copiar.jpg)
A Seleção da Madeira, após a inédita conquista na época passada, volta a estar presente na Liga de Platina, demonstrando a qualidade do trabalho de formação dos clubes insulares, e dos próprios jovens madeirenses, que durante mais uma época demonstraram a sua qualidade no evento que congrega a participação de 440 jogadores de todo o território português.
A participação dos jovens portugueses no evento anual - além de potenciarem o seu crescimento num nível competitivo superior, expõe os seus valores à equipa técnica nacional, que em todos os jogos realizados estiveram presentes para avaliar as jovens promessas que na próxima época começarão o seu trajeto nas Seleções Nacionais de futebol. Recorde-se, que após o Lopes da Silva 2023, participaram nos trabalhos da Seleção Nacional SUB-15, Nélio Baptista, Afonso Vieira, Afonso Pereira, Dinis Santos e Afonso Santos, estes dois últimos jogadores SUB-14, referenciados pela sua participação na equipa do CS Marítimo no Campeonato Nacional SUB-15 de I Divisão.
Além da representação da Madeira nas Seleções Nacionais, Carlos Pestana - árbitro da AF Madeira pertencente aos quadros da Federação Portuguesa de Futebol, representou a região no quadro de juízes nomeados para ajuizar os 66 jogos do Torneio Lopes da Silva.
![](/Portals/15/AQ-2486.jpg)
A Direção da AF Madeira agradece aos jogadores e árbitro que representaram a Região no evento, e que durante a época desportiva prepararam a representação insular durante as sessões de treino e jogos-treino, além da participação em diversos eventos organizados pela própria AF Madeira e clubes filiados. O órgão executivo agradece ainda a equipa técnica da AF Madeira e os clubes que diariamente constroem o crescimento dos jogadores madeirenses, dentro e fora das quatro linhas de jogo.
Fotografias: Roberto Silva e DR
Texto: Roberto Silva