Novo dérbi insular no Campeonato de Portugal a enriquecer a tarde de domingo dos amantes de futebol madeirenses.

Em Machico, os tricolores, orientados por Élio Martins, e os verde-rubros comandados por José Pedro Jacinto, jogaram pela segunda volta do dérbi cujo resultado em Santo António beneficiou os machiqueiros por 0-3 após decisão disciplinar do Conselho de Disciplina da FPF.

Rolado o esférico, o ascendente no jogo fez-se notar pelos tricolores, mas sem grandes oportunidades para abanar as redes de Pedro Gomes. Apesar do melhor desempenho da equipa de Machico, Isnaba Graça, na recarga ao livre favorável aos verde-rubros, fez o primeiro golo da tarde na decorrência do minuto 19 da partida. 



Quando se esperava a reação dos machiqueiros à contrariedade, os marítimistas estiveram por cima da partida nos minutos seguintes, embora sem efeitos práticos no marcador. Com a passagem do tempo, os tricolores tomaram as rédeas da partida, acumulando oportunidades para igualar o marcador, tendo chegado sem alterações ao intervalo.



Retomada a partida após o descanso, o pendor ofensivo criado pelos jogadores orientados por Élio Martins teve resultados práticos somente à chegada da compensação com a conversão de uma grande penalidade por Rudi Monteiro. Embora motivados pela massa adepta, os homens da casa não conseguiram a reviravolta, tendo-se chegado ao fim do tempo regulamentar com um empate a uma bola.



O próximo dérbi decorrerá na jornada 23, a 16 de março, na Camacha, com o embate entre a formação local e os verde-rubros. 


Fotografias e texto: Roberto Silva