O sorteio da prova realizado na AF Madeira, reservou para a última jornada da "2.ª Fase - Apuramento de Campeão" um dérbi entre o Nacional e o Marítimo.



Os alvinegros, com mais três pontos e vantagem no confronto direto frente ao Marítimo, partiram para o último compromisso da prova sabendo que mesmo uma derrota poderia ser suficiente para ser campeões. 

O marcador no Cristiano Ronaldo Campus foi inaugurado por Gonçalo Faria na passagem do minuto 23 da primeira parte, para felicidade da turma do treinador Salvador Custódio. Até ao descanso, o marcador manteve-se inalterado, ficando para o segundo tempo a possibilidade de resposta dos verde-rubros ao resultado desfavorável.

Após o reatamento da partida ajuizada por Roberto Santos, a formação de Filipe Sá igualou o resultado por Rodrigo Freitas num remate de cabeça. A reviravolta no marcador foi consumada por Pedro Correia no minuto 66 de jogo, aproveitando o ressalto na sequência do livre defendido por Duarte.



Embora o forte pendor ofensivo dos verde-rubros nos minutos finais - liderados pela possibilidade de aumentar a vantagem e conseguir a conquista do campeonato, os nacionalistas fizeram a festa do título frente ao seu movimento associativo, que se deslocou nesta manhã de domingo até à Choupana para testemunhar a consagração do vencedor da edição da época 2022/23 do Campeonato Regional de 1.ª Divisão de Juvenis. 



Os juvenis, partirão para a respetiva Taça da Madeira, que se disputará a partir do próximo fim-de-semana nos diversos recintos desportivos madeirenses.


Fotografias e texto: Roberto Silva