Consumado o apuramento das insulares para as meias-finais, após bater Braga através das grandes penalidades, as jovens madeirenses marcaram encontro para disputar frente ao Porto o acesso à grande final.

Antes da decisiva partida, as comitivas trocaram lembranças referentes ao encontro, sendo a AF Madeira representada pelo Presidente da Direção Rui Marote.



Motivadas pela conquista do acesso às meias-finais, as guerreiras madeirenses entraram em campo convictas do seu valor, batendo-se nos primeiros minutos frente a frente com as portistas. Com o passar dos minutos, a Seleção do Porto ganhou metros no terreno defensivo das madeirenses, protagonizando diversos momentos de perigo para a baliza de Leonor Barreto. As madeirenses mantiveram-se fortes e solidárias dentro do terreno de jogo, levando o nulo até ao intervalo. 



Após o descanso, as madeirenses, aguerridas, demonstraram-se uma vez mais comprometidas com as cores regionais, anulando as investidas portistas e ocasiões de golo. As nortenhas, conquistaram diversas oportunidades para marcar, mas encontraram entre os postes madeirenses Carolina Rodrigues, que por diversas vezes manteve a baliza insular protegida.



Nos minutos finais da partida, as madeirenses poderiam ter progredido no marcador fruto das subidas no terreno de jogo de Margarida Fernandes e de Sara Nóbrega, e consequentes oportunidades, que se demonstraram ineficazes, tendo a guarda-redes portista defendido os remates à sua baliza. 



Verificado o empate a zeros no final do tempo regulamentar, seguiram-se as grandes penalidades. Ao 10.º pontapé de grande penalidade, estando a Seleção do Porto em vantagem por 5-4 - com golos de Lara Pestana, Samanta Freitas, Simone Freitas e Margarida Fernandes, a guarda-redes defendeu o remate de Lara Perestrelo, colocando a congénere do Porto na grande final, que será disputada às 12:30 de amanhã, frente à Seleção de Santarém. 

Com o resultado obtido, a Seleção da Madeira jogará pela entrada no pódio frente à Seleção de Setúbal. O encontro está marcado para as 12:00 de amanhã, no Parque Desportivo de Oliveira de Frades. O jogo terá transmissão em direto na página oficial da AF Setúbal.


Fotografias e texto: Roberto Silva