A caminhada das madeirenses iniciada em Ponta Delgada no passado mês de janeiro, e previamente com jogo frente a Braga e ao Porto, culminou com o encontro frente à congénere de Setúbal para atribuição do 3.º e 4.º lugar.

Os líderes das Associações de Futebol em jogo - AF Madeira por Rui Marote e AF Setúbal por Francisco Cardoso, trocaram cumprimentos e ofertas comemorativas do evento que se realizou durante o início da tarde no Parque Desportivo de Oliveira de Frades.



As madeirenses entraram especialmente comprometidas - que embora desgastadas pelos jogos intensos jogos dos dias anteriores, pressionaram alto sobre o meio-campo de Setúbal, causando erros e perdas de bolas às adversárias. Conquistados metros no terreno de jogo adversário, as madeirenses conseguiram criar situações para marcar, mas sem perigo para as redes setubalenses.



Margarida Fernandes, a criar desequilíbrio na frente de ataque madeirense, teve uma boa oportunidade para inaugurar o marcador ao rematar forte tendo o esférico passado ligeiramente por cima da baliza adversária.



À beira do intervalo, Leonor Barreto, salvou o que poderia ser a desvantagem no marcador para a Madeira com uma grande defesa.



Consumado o intervalo e revigoradas as forças para alcançar o objetivo vitorioso, as insulares reentraram melhor na partida, conquistando diversas oportunidades para marcar. 

Sara Nóbrega foi uma das protagonistas ao ter diversas oportunidades, tendo também Lara Pestana, através de um livre, criado perigo para as redes da congénere continental.



Até ao final da partida, embora as oportunidades criadas, as intenções de ambas as equipas em vencer, foram adiadas para o desempate através das grandes penalidades.



Batidos 15 penáltis - com golos insulares por Ana Maria, Lara Perestrelo, Lara Pestana, Margarida Fernandes, Sara Nóbrega, Samanta Freitas, Simone Freitas e Soraia Costa, ao 16.º remate, a guardiã insular Carolina Rodrigues travou as intenções adversárias, consagrando a Seleção da Madeira SUB-16 Feminina como a 3.ª melhor Seleção de todo o Torneio, que contou com a participação de todas as 22 Seleções Distritais e Regionais Portuguesas.



Na grande final - a Seleção do Porto, que derrotou a Madeira nas meias-finais através do desempate das grandes penalidades, bateu a congénere de Santarém por 1-0, consagrando-se o vencedor da prova.

Frente à equipa técnica nacional, as madeirenses demonstraram todo o seu valor e galhardia que as comandaram durante todo o seu percurso desportivo, iniciado por Nuno Cruz com a realização dos Centros de Treino de Formação Desportiva de Futebol Feminino. Com os resultados alcançados, competência e talento evidenciados, ficaram plasmadas as qualidades da jogadora madeirense, que com o esforço e dedicação dos clubes filiados, alavancam a promoção e prática da modalidade para as mulheres madeirenses.



Às jogadoras participantes durante as sessões de treino ao longo dos passados meses e que não foram convocadas, a equipa técnica feminina regional agradece todo o empenho demonstrado que engrandeceram os trabalhos desenvolvidos.

A Direção da AF Madeira - liderada por Rui Marote, agradece toda a entrega e prestação das jogadoras em defesa das cores madeirenses no evento interassociativo nacional, que se revelaram honradas, após na época passada ter-se também alcançado um prestigioso quarto lugar.


Fotografia e texto: Roberto Silva