As jovens praticantes madeirenses. que desde o início da Liga de Ouro realizaram duas partidas: a primeira frente ao Porto e seguidamente frente a Setúbal - terminaram a representação insular no evento interassociativo com jogo frente a Coimbra.

O jogo de atribuição do 7.º e 8.º lugar da classificação geral, decorreu durante a manhã deste domingo, colocando sobre a quadra as melhores jogadoras iniciadas madeirenses e conimbricenses.

As comitivas trocaram cumprimentos e lembranças da partida, estando a representação insular a cargo de Rui Marote - Presidente da Direção da AF Madeira. 



Após o apito inicial, a Seleção de Coimbra esteve melhor, conseguindo criar oportunidades para visar as redes protegidas por Luísa Rebolo.



A Seleção da Madeira, conseguindo salvaguardar o resultado e criar oportunidades ao longo dos minutos, respondeu às iniciativas de ataque da congénere continental com o golo que colocou a Madeira na frente ao marcador na passagem do minuto 20 da partida. Paulina Henrique desmarcou Madalena Martins, que numa iniciativa individual de ataque marcou o primeiro golo do jogo. 



Já à beira do intervalo, a igualdade surgiu no marcador, por parte de Rafaela Bernardes que aproveitou uma desatenção da defesa madeirense.

Após o descanso, os ferros de ambas as balizas estiveram em evidência. As madeirenses, primeiramente por Madalena Martins mandou ao poste esquerdo da baliza conimbricense na sequência do batimento de uma bola parada, tendo Núria Melim, após a cobrança de um livre e consequente defesa da guarda-redes adversária, mandado a bola à barra.



Por parte de Coimbra, os golos que deram a vitória e consequentemente a vantagem de dois golos, surgiram já perto do cair do pano. O primeiro aos 41 minutos, por parte de Carolina Jesus, que na cobrança de um livre teve a ajuda do poste esquerdo para meter a bola dentro da baliza insular. Três minutos depois, após uma bola aos ferros, na recarga, Rafaela Bernandes bisou na partida, selando o resultado e a vitória para a congénere de Coimbra.



Embora o resultado, ficou patente as inspirações das madeirenses em conseguir a vitória, que por falta de eficácia não se concretizou no cômputo dos 50 minutos de jogo. 

Relembre-se que a classificação - com a participação de todas as Seleções Distritais e Regionais de Futebol do País, estende-se até à 22.ª posição, tendo a Seleção da Madeira ficou posicionada no 8.º lugar da classificação geral.

A rica experiência desportiva adquirida pelas insulares ao participar no Torneio, foi também alavancada e exponenciada com a realização de atividades paralelas aos jogos, como testemunhar o jogo da final entre o Porto e Lisboa, e conhecer a diretora para o futebol feminino da Federação Portuguesa de Futebol, Mónica Jorge. 



Além de poder participar no evento interassociativo ganhando novas experiências desportivas e sociais, as jovens madeirenses puderam sentir o calor da comitiva madeirense que se fez deslocar até Leiria para apoiar as suas filhas e familiares, que desde o primeiro momento de jogo, até às atividades fora do panorama desportivo, estiveram sempre presentes.




A Direção e Gabinete Técnico da AF Madeira agradecem às jogadoras por participar no evento nacional, que juntou as vinte e duas Seleções Distritais e Regionais, permitindo às jogadoras colocar em prática o seu futebol perante a equipa técnica nacional de futebol feminino liderada por Francisco Neto. Agradece-se ainda, de uma forma especial, aos pais e familiares das jogadoras que se fizeram deslocar até Leiria para trespassar às jovens insulares todo o seu apoio e calor em todas as vivências do Torneio.


Fotografias e texto: Roberto Silva