Foi no Estádio Laugardalsvollur, em Reiquejavique, que o madeirense Cristiano Ronaldo - melhor jogador de futebol de sempre, melhor marcador e capitão da Seleção Nacional Portuguesa, consagrou mais um recorde à sua "astronómica" e conceituada carreira como profissional de futebol: a internacionalização 200.

Fernando Gomes - Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, antes do encontro de apuramento para o Euro 2024, entregou ao inigualável Cristiano Ronaldo diversas ofertas, quais se incluem duas camisolas: a primeira utilizada numa competição internacional - Euro 2004, e outra com a numeração "200", assinalando o jogo especial de quinas ao peito. A Guiness World Book of Records também assinalou o fantástico recorde mundial de internacionalizações de Cristiano Ronaldo, oferecendo-lhe, pela mão do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol Humberto Coelho, uma placa comemorativa.

A aliar ao jogo memorável, o madeirense destacou-se na partida ao marcar o golo da vitória lusa.

Recorde-se que foi a 20 de agosto de 2003, que Cristiano Ronaldo se estreou na Seleção Nacional A num jogo de preparação realizado no Estádio Municipal de Chaves. O
 adversário foi o Cazaquistão, tendo o Luíz Felipe Scolari lançado Cristiano Ronaldo a jogo na 2.ª parte, substituindo Rui Costa. O jogo terminou com uma vitória de Portugal por 1-0.

Em outubro de 2012, o internacional português chegou aos 100 jogos pela Seleção Nacional num jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014. Foi no Estádio do Dragão, diante da Irlanda do Norte com Paulo Bento ao leme das intenções lusas.

A Direção da Associação de Futebol da Madeira - liderada por Rui Marote, enaltece e agradece o feito ao jogador madeirense, destacando Portugal e a Madeira mundialmente, criando ainda um marco único na história do desporto e futebol global.

Fotografia: FPF
Texto: Roberto Silva