O CDC Porto Moniz - vencedor do Campeonato Divisão de Honra Regional de Seniores de Futsal e atualmente um dos dois representantes madeirenses no Campeonato Nacional de III Divisão de Futsal, e a AD Pontassolense - vencedora da Taça da Madeira, jogaram nesta tarde no Pavilhão da Ribeira Brava pela ascensão do troféu supremo das competições regionais de futsal. 

Antecedendo ao rolar do esférico, José Spínola - Vice-Presidente Desportivo da Associação de Futebol da Madeira entregou as medalhas às três equipas em jogo, abrindo as hostilidades para o intenso e equilibrado embate dentro das quatro linhas de jogo.



Apesar do início mais esclarecido do CDC Porto Moniz, foi a AD Pontassolense a adiantar-se no marcador por Marquinhos, a castigar uma perda de bola no meio-campo do CDC Porto Moniz.



Embora o momento negativo, a formação de José Vieira manteve-se determinada, tendo conseguido a igualdade por Diego. Até ao descanso, Roberto teve nos pés a reviravolta no marcador com a cobrança de um livre de 10 metros, mas Jimmy entre os postes pontassolenses defendeu a igualdade.

O equilíbrio registado nos primeiros 20 minutos cronometrados mantiveram-se durante a segunda parte, que saudaria os espetadores com mais oito golos até ao final do tempo regulamentar. Marquinhos fez as honras da segunda parte com um golo de letra, batendo de primeira o guardião Brian Cavaleiro. Diego respondeu novamente a Marquinhos com o segundo golo, poucos minutos depois.



Pipo, à "boca" da baliza, colocou a AD Pontassolense na frente do marcador pela terceira vez. Num cinco para quatro a castigar a expulsão de Gustavo, Rodrigo Correia empatou a partida a três golos.



Até ao apito final, o Pontassolense conseguiu adiantar-se novamente e elevar a vantagem para dois golos por Marquinhos e Fábio, mas a perseverança dos homens do Porto Moniz concedeu o empate por Miguel e Rodrigo Freitas, levando a decisão da partida para as grandes penalidades.

A decorrência das grandes penalidades determinou a Associação Desportiva Pontassolense vencedora da Supertaça Regional de Futsal, tendo o remate certeiro de Alexandre Mendonça aberto as portas da festa dos jogadores e massa adepta da formação do concelho da Ponta do Sol.



O capitão Jimmy recebeu das mãos do Vice-Presidente Desportivo José Spínola o troféu de vencedor, tornando a AD Pontassolense um dos notáveis e restritos vencedores da prova suprema do futsal madeirense. 

A disputa da Supertaça Regional de Futsal abre as portas à realização do Torneio de Abertura, que antecederá o Campeonato Divisão de Honra Regional. 


Fotografias e texto: Roberto Silva