Após duas vitórias - frente a Angra do Heroísmo e a Viana do Castelo, a Seleção da Madeira honrou o último compromisso da fase inicial da prova frente à congénere de Beja, no Campo Municipal de São Sebastião, em Oliveira do Bairro. 

Em igualdade pontual, mas com vantagem madeirense por mais um golo marcado, ambas as Seleções entraram em campo com a ambição de ascender à Liga de Platina, que decidirá a Seleção vencedora da edição 28 do consagrado e acarinhado Torneio Lopes da Silva.

Rui Marote - Presidente da Direção da AF Madeira representou a entidade que rege as tipologias de futebol madeirenses na troca de cumprimentos e lembranças entre as comitivas em jogo, antes do início da partida.



Consumado o apito inicial, a Seleção da Madeira demonstrou-se avassaladora na perseguição do objetivo estabelecido: vencer. Os avisos para adiantar-se no marcador foram-se avolumando ao longo dos minutos, fruto do caudal ofensivo criado pelos jogadores insulares.



As oportunidades criadas tiveram efeitos no marcador, primeiramente por Martim Vieira, na passagem do sétimo minuto da partida. Martim Pão continuou o progresso no marcador durante o minuto treze da partida, que chegaria ao intervalo sem mais alterações no ativo.



Após o descanso, a Seleção da Madeira demonstrou-se igualmente ativa e perigosa, estando nos pés de Lucas Freitas o terceiro tento da manhã. Lucas Correia, de cabeça, deu o melhor seguimento a um cruzamento para área de Beja, estabelecendo o quarto golo com as cores madeirenses.



O quinto e último golo insular, teve a assinatura do capitão Dinis Santos. Até ao apito final, a Seleção de Beja marcou o tento de honra, fechando o quadro de resultados.



Com os resultados alcançados - três vitórias nos três jogos, acabou a fase inicial na liderança do seu grupo, carimbando a presença no Grupo "A" da fase seguinte correspondente à Liga de Platina. As congéneres de Lisboa - 1.ª Classificada do Grupo "E/F" e de Braga - 1.ª Classificada do Grupo "B", jogarão a três pela presença na grande final, agendada para o próximo domingo.

Com transmissão em direto no Canal 11, a Seleção da Madeira tem encontro marcado frente Lisboa, às 09:30 de amanhã - quinta-feira, no Estádio Dr.º Américo Couto. Braga, seguir-se-á, às 09:30 de sexta-feira, no Campo Municipal Germano Godinho.


Fotografias e texto: Roberto Silva