Consumadas as vitórias na primeira fase frente a Angra do Heroísmo, Viana do Castelo e Beja que qualificaram a Madeira para Liga de Platina, os madeirenses entraram em campo frente a Lisboa e Braga, perdendo frente aos vencedores da prova, e empatando perante a congénere que conquistou o último lugar do pódio.

Leiria - que ficou em terceiro lugar do Grupo "B" da Liga de Platina, agendou o encontro frente a Madeira para disputar o 5.º e 6.º lugar do evento organizado pela Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol de Aveiro.

Antes do rolar do objeto máximo do futebol - a bola, a Associação de Futebol da Madeira representada pelo Vice-Presidente Desportivo José Spínola, trocou cumprimentos e ofertas comemorativas do encontro com o homólogo diretivo da congénere leiriense.



Consumado o apito inicial, a Seleção da Madeira protagonizada por uma entrada apática, potenciou o melhor desempenho leiriense que se fez notar em jogo e na construção do resultado. Aos 7 minutos da partida, a Seleção da Madeira viu-se a perder, estando reservado para o minuto 16 o segundo golo da Seleção adversária, na sequência de uma grande penalidade.



Os golos continentais consciencializaram os jovens madeirenses, conseguindo criar oportunidades nos minutos seguintes, com destaque para Tiago Caires, que subiu até à zona de ataque insular por diversas vezes para potenciar o golo madeirense. Diogo Nascimento, à beira do descanso, marcou o primeiro golo da Madeira no ressalto da defesa do guarda-redes leiriense ao remate de Martim Vieira.



Com energias revigoradas, os madeirenses reentraram na partida transfigurados, conseguindo manter-se por cima do jogo com diversas oportunidades para marcar o golo do empate. Por diversos minutos - na sequência de diversas jogadas de ataque e bolas paradas, a Seleção da Madeira manteve o foco na baliza leiriense, conseguindo criar diversas oportunidades de perigo. O golo do empate acabou por surgir aos 55 minutos por Matias Ornelas, na sequência de um canto.



Até ao final do tempo regulamentar, registando-se a expulsão de Gabriel Rebolo, o resultado manteve-se inalterado, adiando a decisão da partida para as grandes penalidades.

Os pontapés de grande penalidade, decidiram a vitória da Seleção de Leiria, conseguindo a conquista do 5.º lugar da classificação geral da edição 28 do Torneio Lopes da Silva.



A Seleção da Madeira, após a inédita conquista na época passada, volta a estar presente na Liga de Platina, demonstrando a qualidade do trabalho de formação dos clubes insulares, e dos próprios jovens madeirenses, que durante mais uma época demonstraram a sua qualidade no evento que congrega a participação de 440 jogadores de todo o território português. 
A participação dos jovens portugueses no evento anual - além de potenciarem o seu crescimento num nível competitivo superior, expõe os seus valores à equipa técnica nacional, que em todos os jogos realizados estiveram presentes para avaliar as jovens promessas que na próxima época começarão o seu trajeto nas Seleções Nacionais de futebol. Recorde-se, que após o Lopes da Silva 2023, participaram nos trabalhos da Seleção Nacional SUB-15, Nélio Baptista, Afonso Vieira, Afonso Pereira, Dinis Santos e Afonso Santos, estes dois últimos jogadores SUB-14, referenciados pela sua participação na equipa do CS Marítimo no Campeonato Nacional SUB-15 de I Divisão.

Além da representação da Madeira nas Seleções Nacionais, Carlos Pestana - árbitro da AF Madeira pertencente aos quadros da Federação Portuguesa de Futebol, representou a região no quadro de juízes nomeados para ajuizar os 66 jogos do Torneio Lopes da Silva.



A Direção da AF Madeira agradece aos jogadores e árbitro que representaram a Região no evento, e que durante a época desportiva prepararam a representação insular durante as sessões de treino e jogos-treino, além da participação em diversos eventos organizados pela própria AF Madeira e clubes filiados. O órgão executivo agradece ainda a equipa técnica da AF Madeira e os clubes que diariamente constroem o crescimento dos jogadores madeirenses, dentro e fora das quatro linhas de jogo.


Fotografias: Roberto Silva e DR
Texto: Roberto Silva