A vitória sobre a Horta concedeu o acesso ao jogo de todas as decisões frente à congénere anfitriã: Ponta Delgada.

Somente a vitória interessava no quarto e último jogo do play-off das Seleções Regionais, cujo triunfo concedia acesso ao grupo de elite das Seleções Distritais e Regionais do País.

No Municipal da Ribeira Grande, as jogadoras madeirenses elevaram a sua atitude, demonstrando toda a sua determinação e compromisso na conquista da vitória, num jogo de elevada dificuldade.

Na decorrência da partida, o jogo repartido demonstrava-se desafiante para as intenções da Seleção da Madeira, que embora a supremacia, não conseguia materializar em golo a vantagem necessária.



Com a Seleção de Ponta Delgada a demonstrar a sua qualidade em resposta ao jogo madeirense, Leonor Freitas, conseguiu desbloquear o ativo após um forte pontapé rasteiro.



Minutos depois, registe-se um remate à trave por parte da Seleção de Ponta Delgada, que poderia ter empatado o resultado à chegada do descanso. 

Na segunda parte, as jovens madeirenses demonstraram perseverança perante o jogo decorrido. Animicamente mais forte após o descanso, e a jogar a favor do vento, as adversárias de Ponta Delgada chegaram com justiça à igualdade no marcador por Carlota Moniz, desafiando o objetivo madeirense na conquista da vitória.



Embora o ascendente da Seleção de Ponta Delgada, as madeirenses nunca baixaram os braços, estando o resultado incerto até ao cair do pano. Natacha Sousa e Íris Neto à boca da baliza poderiam ter consumado a vitória madeirense, embora as oportunidades também criadas por Ponta Delgada perto do fim.



Decorridos os 60 minutos regulamentares, o resultado foi desempatado através das grandes penalidades.



Com a Madeira a marcar primeiro, a vantagem por 4-5 foi segurada com a defesa de Leonor Melim, selando o resultado favorável e a presença na "Liga de Ouro" da Fase Final do Torneio Interassociações SUB-14 Feminino em Futebol 9.



Fotografia e texto: Roberto Silva