Hoje foi um dia histórico para a formação do Porto Moniz, presidida por Sérgio Correia. Praticou-se o primeiro jogo de futsal a nível nacional!

Embora o entusiasmo da estreia, o jogo não correu de feição à formação norteada pelo treinador José Vieira. O CDC Porto Moniz sofreu uma derrota contundente por 2-8, no dérbi frente à AD São Roque do Faial. 

A formação da casa começou bem a partida, tendo inaugurado o marcador através de Diego Serrão. 



Embora o início forte do CDC Porto Moniz, a experiência dos jogadores da AD São Roque do Faial fez a diferença no jogo, tendo conduzido à reviravolta e ao expressivo resultado final.

O caminho da vitória forasteira foi iluminado por Marquinho, com um remate bem colocado ao ângulo superior esquerdo da baliza de Brian Cavaleiro, que nada poderia fazer. Menos de um minuto depois, Carlos Filipe deu a cambalhota ao marcador após dar o melhor seguimento ao passe de Fábio Branco. 



O cronómetro ainda não tinha chegado ao final do 5 minuto de jogo, e a AD São Roque do Faial aumentava a vantagem para 1-3, através de Fábio Camacho, que só teve que encostar junto ao poste após um excelente passe de Marquinho. 
O CDC Porto Moniz tentou por diversas vezes visar as redes de Joel, mas manteve-se intransponível com excelentes defesas e quebras do ataque da formação visitada. Roberto Ferreira e Dinis Mendes foram os atletas mais inconformados, tentando por diversas vezes a redução da vantagem da AD São Roque do Faial. 



O jogo decorria da melhor maneira para o conjunto de Marco Azevedo, com uma brilhante eficácia. Tiago, marcou o quarto golo do São Roque do Faial após assistência de Fábio Camacho. 
Roberto Ferreira, aumentou a esperança da equipa amarela e negra, ao converter o castigo máximo após falta de Rúben Fernandes sobre Luís Vieira: 2-4. 



A pouco mais de um minuto do intervalo, o irrequieto Afonso driblou o guarda-redes Brian Cavaleiro e fez o 2-5. 

Após a emotiva primeira parte, com 7 golos, a segunda parte pautou-se por um ritmo mais lento e um jogo mais organizado dentro das quatro linhas. 



Afonso Ramos bisou na partida ao concluir com êxito uma assistência de Marquinho, aumentado a vantagem para 4 golos. Fábio Camacho, na cobrança da 6.ª e 7.ª falta do CDC Porto Moniz, converteu em golo os livres de 10 metros e selou o resultado final em 2-8. 

A AD São Roque do Faial, com jogadores mais velhos e experientes nas competições nacionais de futsal, levaram de vencida a jovem formação do Porto Moniz, que embora a perder em quase todos os momentos do jogo, estiveram sempre motivados e determinados na alteração do resultado. 

Com este resultado, a AD São Roque do Faial lidera o Grupo "G" da 1.ª fase do Campeonato Nacional II Divisão de Futsal. O CS Marítimo da Madeira irá amanhã até ao reduto do Leões de Porto Salvo, iniciar a sua caminhada, que promete ser especialmente competitiva para as três formações madeirenses.

VEJA TODAS AS FOTOGRAFIAS DO ENCONTRO

Fotografias e texto: Roberto Silva